quarta-feira, 31 de julho de 2024

Setor terciário: comércio e serviços

O setor terciário da economia abrange muitas atividades. Elas podem ser divididas em dois subsetores: serviços de mercado (comércio, transportes, turismo, comunicação e imobiliário, entre outros) e serviços não mercantis (administração pública, coleta de lixo, assistência social, etc.). Alguns serviços podem ser classificados em ambos os subsetores, como nos campos da educação (escolas, faculdades, cursos e outros) e da assistência médica. O desenvolvimento da industrialização e o crescimento das cidades influenciam diretamente no avanço do setor terciário. No Brasil, esse processo foi intensificado a partir da década de 1970, quando a participação dos serviços na economia nacional era de 52,2%. Em 2020, segundo dados do IBGE, a participação foi de 72,8%, o que revela a grande relevância desse setor para a economia do país.

O comércio

Praticamente todos os produtos gerados por atividades agropecuárias, industriais e extrativas são comercializados. O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, como alimentos, roupas e calçados. 
O comércio é uma atividade milenar, até mais antiga que a agropecuária, realizada por diferentes povos na história humana. Povos pré-históricos já trocavam bens e serviços uns com os outros, bem antes da invenção do papel-moeda. 
A atividade comercial evoluiu ao longo do tempo, podendo ocorrer em escala local (no bairro ou no município) ou até mesmo global (entre pessoas, governos e empresas de nações diferentes).
Essa atividade pode ocorrer tanto entre pessoas, empresas e governo de um país (comércio interno) como entre pessoas, empresas e governos de diferentes países (comércio exterior ou internacional).
A venda de produtos para outro país chama-se exportação. A compra de produtos de outro país chama-se importação. Todo produto feito para ser vendido, ou seja, que é comercializado, recebe o nome de mercadoria.
A atividade do comércio é classificada da maneira a seguir.
Comércio varejista: caracteriza-se pela venda de mercadorias diretamente aos consumidores finais. Esse tipo de comércio, de modo geral, está localizado próximo aos locais de maior circulação da população a fim de atender diretamente ao consumidor, como na área central das cidades e nas ruas de maior movimentação dos bairros. Pode ser encontrado também em estabelecimentos como shoppings centers e galerias comerciais, que costumam reunir grande número de frequentadores.
Comércio atacadista: caracteriza-se pela venda de mercadorias em grande quantidade realizada entre o fabricante e os estabelecimentos comerciais, como lojas ou supermercados. Há também grandes lojas de atacado que vendem aos consumidores finais.
A atividade de prestação de serviços consiste no trabalho realizado por alguma pessoa ou empresa. Os advogados, professores, mecânicos e médicos são exemplos de prestadores de serviços. As escolas, os hospitais, as academias de ginástica são exemplos de empresas que prestam serviços aos consumidores.
Quando as transações comerciais ocorrem com a venda de produtos ou bens para outro país, são chamadas de exportação. Quando é realizada a compra, dá-se o nome de importação. É importante para a economia nacional que a balança comercial – que é o saldo financeiro entre produtos e bens exportados e importados – seja positiva, isto é, que o valor das exportações supere o das importações. 

Comércio, transportes, comunicações: a integração dos lugares 
Comércio e prestação de serviços são atividades econômicas que integram o setor terciário. O conjunto de atividades que fazem parte do grupo de serviços é muito diversificado: financeiro (bancos), transporte, comunicações, lazer, turismo, educação (escolas, faculdades, cursos de línguas e outros), administração pública, correios, segurança, seguros, coleta de lixo, informática, propaganda e  marketing, advocacia, trabalho doméstico, saúde, oficina mecânica, entre outros. Essas são as atividades que atualmente empregam a maior quantidade de trabalhadores no Brasil e em muitos outros países.
Há muito tempo, o comércio, os transportes e as comunicações exercem um papel importante na integração entre os diversos lugares da Terra. Essas atividades permitiram que sociedades com modos de vida diferentes trocassem informações e experiências em relação a técnicas, crenças religiosas, história, alimentação, leis, maneiras de se relacionar com a natureza, etc. Essas trocas provocaram transformações nos modos de vida das diferentes sociedades e também possibilitaram o domínio de um povo sobre outro.

Os transportes

Um importante fator para o desenvolvimento de um país é uma rede de transportes eficiente. Cada vez mais, é necessária uma boa rede de transportes para as pessoas e os produtos se deslocarem. Os transportes são, portanto, essenciais ao comércio, uma vez que praticamente todas as mercadorias produzidas em escala industrial são comercializadas em abrangência nacional e até mesmo internacional e, portanto, precisam ser transportadas para os mais distantes locais do Brasil e do mundo.
A Primeira Revolução Industrial também influenciou diretamente o sistema de transportes em todo o mundo. Por meio da máquina a vapor e do uso do carvão, a locomotiva (inventada em 1804) e o sistema ferroviário (expandindo a partir de meados do século XIX em diversos países, inclusive no Brasil) transformaram o comércio internacional. Com menor tempo de percurso entre locais distantes e, consequentemente, redução de custos no comércio, sobretudo intercontinental (entre continentes), novas relações foram estabelecidas entre as nações.
Na Segunda Revolução Industrial – com a criação do motor a combustão, que utilizava combustíveis fósseis –, os transportes rodoviário e aéreo foram implementados, principalmente no século XX. Com a evolução dos transportes, as paisagens passaram por uma marcante mudança em menos de dois séculos. Ferrovias, rodovias, portos e aeroportos foram construídos com o objetivo de atender à demanda pelo deslocamento de passageiros e ao transporte de cargas.
As condições naturais tanto podem dificultar como favorecer a implantação de certos tipos de transporte. Um país que apresenta extensa rede hidrográfica, por exemplo, com vários rios navegáveis, terá condições de desenvolver o transporte hidroviário (fluvial). 
Em um país cujo relevo apresenta muitas serras e montanhas, torna-se mais difícil a implantação de rodovias e ferrovias, pois é necessário construir muitas obras de engenharia, como túneis, viadutos e pontes.
No entanto, mais que os fatores naturais, são as condições econômicas do país e suas fontes de energia disponíveis que vão influenciar a escolha dos sistemas de transporte.
Entre a invenção da locomotiva, em 1804, e a expansão do uso da internet, em 1990, experimentou-se um desenvolvimento extraordinário do comércio. A velocidade que marca o surgimento de novos produtos e os mecanismos cada vez mais ágeis para distribuí-los revolucionaram o consumo e vêm exigindo uma modernização radical dos meios de transporte. 
Além disso, para dar conta dessa velocidade e atender à exigência dos consumidores, é preciso estabelecer uma logística de distribuição adequada ao crescimento do número de mercadorias que rodam o mundo. Atualmente, a logística compreende um conjunto de recursos e operações que permitam o transporte de pessoas ou mercadorias com menor custo e no menor tempo.
Os sistemas de transporte dividem-se em continentais, marítimos e aéreos. Os continentais, por sua vez, subdividem-se em ferroviário, rodoviário e hidroviário:
• Transporte ferroviário: teve uma importância particular e específica, sobretudo até o início do século XX, quando não existiam os grandes caminhões nem os aviões que hoje transportam enormes quantidades de produtos e passageiros.
Durante muito tempo, o carvão mineral ou a lenha eram o combustível das locomotivas. Atualmente, os trens são movidos a óleo e a eletricidade, o que contribui para aumentar sua potência e velocidade. A França, a Alemanha e o Japão possuem os trens mais velozes do mundo.
Transporte rodoviário: com o desenvolvimento industrial e a intensificação da urbanização, as rodovias asfaltadas passaram a ter mais expressão no quadro dos transportes. Os países que precisavam expandir mais rapidamente seu sistema de transportes deram preferência às rodovias por serem de construção mais rápida, apesar do custo elevado com sua manutenção.
No Brasil, após a instalação e o desenvolvimento da indústria automobilística, na década de 1950, o transporte rodoviário passou a ser o principal sistema, como forma de estimular o consumo de automóveis que passaram a ser produzidos no país. Isso, no entanto, encarece o valor dos produtos, pois transportar cargas por meio de caminhões é muito mais caro do que por trens ou embarcações fluviais.
• Transporte marítimo: permite escoar, a grandes distâncias e por taxas de frete bastante acessíveis, enormes quantidades de produtos. Esse tipo de transporte vem crescendo cada vez mais desde os anos 1990, devido ao significativo desenvolvimento do comércio mundial, em razão do processo de globalização.
O oceano Atlântico, na sua porção norte, concentra o maior movimento comercial (cerca de 70%), constituindo a principal rota marítima mundial. Para a navegação marítima de cabotagem (apenas pelo litoral brasileiro) e para a exportação (através de mares e oceanos do mundo), há vários portos instalados no litoral brasileiro. Os portos nacionais mais importantes em volume de contêineres são os de Santos, Itajaí, Rio de Janeiro, Rio Grande e Paranaguá.
• Transporte hidroviário: é realizado nas hidrovias, que são trechos de rios e lagos navegáveis, seja pelas condições naturais, seja pelas alterações promovidas pelo ser humano. É um importante meio de transporte, sobretudo quando comparado ao sistema rodoviário, pois permite transportar grandes volumes de carga a preços baixos, com menos danos ao meio ambiente e com reduzido custo de manutenção.
• Transporte aéreo: o avião é o meio de transporte que permite o deslocamento de produtos e pessoas com mais rapidez (figura 36). Apesar dos preços elevados das passagens aéreas e do frete para o transporte de produtos,
muitas empresas que precisam receber objetos em curto prazo, ou que trabalham com produtos perecíveis, de consumo imediato, utilizam esse tipo de transporte.
O crescimento do número de compras via internet (comércio eletrônico) que ocorre no mundo todo, mas sobretudo nos países desenvolvidos, é um fator que vem contribuindo para o crescimento do transporte aéreo.
Atualmente, as redes aéreas cobrem quase toda a superfície terrestre. No entanto, as áreas mais bem servidas são a América e a Europa.

Transporte multimodal

Transporte multimodal é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte (continentais, marítimos e aéreos).
Desde a origem até o destino, ele é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal (OTM), ou seja, pela empresa responsável pelo transporte da carga. Esse tipo de transporte é muito usado por países de grandes extensões territoriais, como o Brasil.

As comunicações

Antes do surgimento da escrita, as pessoas registravam mensagens em forma de figuras em pedras e em paredes de cavernas. Dessas primeiras formas de comunicação até as que conhecemos hoje, houve muitas transformações.
Nas últimas décadas do século XX, o mundo passou por uma verdadeira revolução nos meios de comunicação, caracterizada pela invenção e pelo desenvolvimento de diversos recursos tecnológicos: satélites artificiais de comunicação, cabos de fibra óptica, computadores, celulares, entre outros.
Aliados a outras invenções surgidas anteriormente, como o telefone, o rádio e a televisão, esses recursos permitem a comunicação instantânea entre locais separados por milhares de quilômetros de distância. Isso vem provocando uma série de modificações no relacionamento entre as pessoas e nas atividades econômicas.
Além disso, todas essas inovações tecnológicas que estão surgindo na atualidade causam a impressão de que o mundo “encolheu”, já que as barreiras de tempo e espaço estão sendo superadas pela comunicação instantânea.
A internet, por exemplo, que interliga computadores do mundo inteiro, é utilizada para pesquisas, compras, troca de mensagens entre pessoas e empresas, conferências, entre outros usos.
Desde que possuam os meios necessários (modem, computador, linha telefônica, provedor de serviços, entre outros), essa rede possibilita o acesso a muitas informações provenientes dos mais variados locais do planeta.
A interação do computador com os diversos sistemas de comunicação também permite a transferência de grandes somas de valores em apenas alguns segundos.
Assim, os meios de comunicação são indispensáveis ao comércio, à indústria e a vários outros tipos de atividades. Entre continentes, essas comunicações são feitas basicamente por meio de satélites e cabos submarinos
Os meios de comunicação atuais fornecem dados e informações em tempo real e com muito mais detalhes do que décadas atrás. A internet foi a principal tecnologia de impulsionamento para o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação. Os jornais impressos, tão difundidos até duas décadas atrás, migraram quase por completo para modelos digitais, em que as notícias são atualizadas logo após os acontecimentos. Com a internet, o ritmo dos negócios foi acelerado e o espaço empresarial foi ampliado. A década de 2020 traz a expansão de novas tecnologias de comunicação ligadas à internet. O 5G, que é a quinta geração de internet móvel, traz velocidades entre 30 e 50 vezes maiores que o sistema 4G, resultando em muitas mudanças nos variados campos da economia e das relações humanas. 

O turismo

A atividade turística vem se destacando em virtude do volume de renda que gera, da criação de grande número de empregos e da facilidade cada vez maior de transporte ao redor do mundo.
O turismo é uma atividade capaz de provocar diversas alterações no espaço geográfico, pois o seu desenvolvimento pressupõe a construção de hotéis, parques de diversão, restaurantes, casas de espetáculos, além da ampliação do sistema de transportes (rodovias, aeroportos).
Muitas áreas litorâneas passaram por transformações espaciais significativas por reunirem condições atrativas aos visitantes. São exemplos diversos lugares do Nordeste brasileiro; de Cancún, no México; e de Miami, nos Estados Unidos.
Áreas pouco atrativas em termos naturais também foram transformadas, tendo sido criados novos espaços artificiais para o desenvolvimento da atividade turística. É o caso da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, que foi construída em uma região árida e atrai milhares de turistas por causa dos cassinos, e de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que investe fortemente em grandes e luxuosos hotéis (resorts) e em outras opções de lazer.

Os grandes centros turísticos

No mundo, atualmente se destacam três grandes centros turísticos: a Europa, a América do Norte e a região do Pacífico Ocidental e mar da China. O que recebe o maior número de turistas é a Europa, que apresenta atrativos como monumentos e ruínas de expressivo valor histórico e cultural, além de uma costa litorânea no mar Mediterrâneo, muito apreciada nos meses de verão.

Problemas ambientais ocasionados pelo turismo

A prática da atividade turística não planejada e sem infraestrutura adequada pode ocasionar problemas ambientais. Entre eles se destacam a poluição de praias e a destruição de áreas de preservação da paisagem natural (reservas florestais).
Esses problemas são gerados tanto pelo aumento de pessoas que visitam os lugares como pela construção de rodovias e hotéis em áreas de vegetação nativa.
Além disso, muitas vezes a mão de obra local não é aproveitada por falta de qualificação profissional. Nessa situação, o turismo não contribui para o desenvolvimento social do lugar em que estão sendo construídos hotéis e outros empreendimentos.

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...