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ZABALA - POR QUE SE DEVE AVALIAR?

  POR QUE SE DEVE AVALIAR? ESCLARECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A AVALIAÇÃO Habitualmente, quando se fala de avaliação se pensa, de forma prioritária ou mesmo exclusiva, nos resultados obtidos pelos alunos. Hoje em dia, este continua sendo o principal alvo de qualquer aproximação ao fato avaliador. Os professores, as administrações, os pais e os próprios alunos se referem à avaliação como o instrumento ou processo para avaliar o grau de alcance, de cada menino e menina, em relação a determinados objetivos previstos nos diversos níveis escolares. Basicamente, a avaliação é considerada como um instrumento sancionador e qualificador, em que o sujeito da avaliação ó o aluno e somente o aluno, e o objeto da avaliação são as aprendizagens realizadas segundo certos objetivos mínimos para todos. Mesmo assim, já faz muito tempo que, a partir da literatura pedagógica, as declarações de princípios das reformas educacionais empreendidas em diferentes países e grupos de educadores mais inquietos se

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

  OS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS      Dentre os autores brasileiros que têm desenvolvido estudos e pesquisas sobre as tendências pedagógicas e a construção do pensamento educacional nacional, podemos destacar Candau (1994); Fazenda (1998); Freire (1987; 1996); Pimenta (1999; 2000; 2002) e Libâneo (1990; 1994). Ao longo do texto, poderemos identificar claramente os pressupostos apresentados nos temas anteriores deste livro (pedagogias de base psicológica renovadas, pedagogias de bases neurológicas e outras), nas tendências estudadas por Libâneo e os outros autores brasileiros. Segundo Libâneo (1994), a prática educativa é o objeto central do estudo da Didática, e para que essa prática ocorra, são necessários alguns meios, e um deles é a aula que pode ser desenvolvida de diversas maneiras, dependendo da tendência pedagógica adotada pelo professor que lecionará essa aula.      A adoção de uma determinada tendência ou de outra depende, segundo o autor, diretamen