Maria da Graça Nicoletti Mizukami é pedagoga e atua na área de Metodologia do Ensino da Universidade de São Paulo. No livro: Ensino: As Abordagens do Processo, apresenta cinco concepções diferentes a respeito do processo de ensino-aprendizagem, sintetizadas a seguir. 1. Abordagem Tradicional - A ênfase é dada às situações de sala, onde os alunos são instruídos, ensinados pelo professor. Os conteúdos e as informações tem que ser adquiridos e os modelos, imitados. - Em termos gerais, e um ensino que se preocupa mais com a variedade e a quantidade de noções e conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo. - A apresentação oral do professor tem um lugar proeminente cabendo ao aluno a memorização desse conteúdo verbalizado. - Existe a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada. As tarefas são padronizadas. 2. Abordagem Comportamentalista - Ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas que levam
Ciências Humanas e da Natureza