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Mostrando postagens de maio 20, 2022

Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender

    Maria da Graça Nicoletti Mizukami é pedagoga e atua na área de Metodologia do Ensino da Universidade de São Paulo. No livro: Ensino: As Abordagens do Processo, apresenta cinco concepções diferentes a respeito do processo de ensino-aprendizagem, sintetizadas a seguir.   1.     Abordagem Tradicional - A ênfase é dada às situações de sala, onde os alunos são instruídos, ensinados pelo professor. Os conteúdos e as informações tem que ser adquiridos e os modelos, imitados. - Em termos gerais, e um ensino que se preocupa mais com a variedade e a quantidade de noções e conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo. - A apresentação oral do professor tem um lugar proeminente cabendo ao aluno a memorização desse conteúdo verbalizado. - Existe a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada. As tarefas são padronizadas.   2.    Abordagem Comportamentalista - Ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas que levam

A Didática e a formação profissional do professor

A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria Pedagogia que contribuem para o esclarecimento do fenômeno educativo no contexto histórico-social; a formação técnico-prática visando a preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática as metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.        A organização dos conteúdos da formação do professor em aspectos teóricos e práticos de modo algum significa considera-los isoladamente. São aspectos que devem ser articulados. As disciplinas teórico-científicas     são necessariamente referidas a prática escolar, de modo que os estudos específicos realizados no âmbito da formação acadêmica sejam relacionados com os de form

Desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas

    A Didática e as tendências pedagógicas       A história da Didática está ligada ao aparecimento do ensino – no decorrer do desenvolvimento da sociedade, da produção e das ciências – como atividade planejada e intencional dedicada à instrução.       Desde os primeiros tempos existem indícios de formas elementares de instrução e aprendizagem. Sabemos, por exemplo, que nas comunidades primitivas os jovens passam por um ritual de iniciação para ingressarem nas atividades do mundo adulto. Pode-se considerar esta uma forma de ação pedagógica, embora aí não esteja presente o “didático” como forma estruturada de ensino.       Na chamada Antiguidade Clássica (gregos e romanos) e no período medieval também se desenvolveram formas de ação pedagógica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. Entretanto, até meados do século XVII não podemos falar de didática como teoria do ensino, que sistematize o pensamento didático e o estudo das formas de ensinar.       O termo “Didática” a