Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 25, 2022

Teorias da aprendizagem

  Como se processa a aprendizagem Já se sabe, em nossa época que a aprendizagem é algo intrínseco, que se passa no interior do indivíduo, levando em conta suas capacidades, suas aptidões, seu desenvolvimento neuropsíquico e, ainda, seus interesses e suas necessidades. Por isto mesmo, de nada serve ao professor desenvolver aulas interessantes e bem planejadas se elas não atenderem ao “estado” do aluno. E não havendo aprendizagem, não houve ensino, por maiores e melhores que sejam os esforços do professor. É, portanto, fundamental que o processo educativo busque o aluno como centro de suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade de maneira integral.      O ensino visa aprendizagem. Schimitz a descreve como sendo "um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir". Alguns preferem definir aprendizagem como sendo a aquisição de novos comportamentos. Existem hoje muitas te

Pedagogia "crítico-social dos conteúdos"

  Papel da escola - A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática. Se a escola é parte integrante do todo social, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação da sociedade. Se o que define uma pedagogia crítica é a consciência de seus condicionantes histórico-sociais, a função da pedagogia "dos conteúdos" é dar um passo à frente no papel transformador da escola, mas a partir das condições existentes. Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida" dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é "uma a

PEDAGOGIA PROGRESSISTA

  O termo "progressista", emprestado de Snyders, é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente a pedagogia progressista, não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.       A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.      As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritaríssimo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia  de autogestão pedagógica. Em função disso, dão mais valor ao processo de aprendizag

PEDAGOGIA LIBERAL

      O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.         A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinqüenta anos, tem sido -marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se dêem conta dessa influência.      A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociai