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Biologia - Sistemas de classificação

    Sistemas de classificação   Na Antiguidade, os chineses e hindus descobrem que podem modificar plantas para obter remédios. Os babilônios identificam substâncias medicinais e estudam a estrutura dos animais que são sacrificados aos deuses.   CLASSIFICAÇÃO ARISTOTÉLICA A obra do filósofo grego Aristóteles é considerada a maior referência sobre os fenômenos biológicos na Grécia Clássica. Classifica os animais em duas categorias: inferiores e superiores. Os superiores (aves, peixes, mamíferos) são os que nascem de seus semelhantes. São dotados de matéria, forma, movimento, sensibilidade e potencialidade receptiva. O homem é colocado no vértice da pirâmide porque é inteligente e perfeito. Os animais inferiores (insetos, crustáceos, moluscos) surgem por geração espontânea. O grau de perfeição de cada animal, diz Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), está ligado à quantidade de calor que ele possui.   CLASSIFICAÇÃO VÉDICA     Em relação aos animais, a literatura védica classific

Recursos naturais: o extrativismo

  Recursos naturais: conceito e classificação Recursos naturais são todos os bens produzidos pela natureza: a energia solar, o ar, a água, as rochas e os minerais, o solo e os vegetais, entre outros.   Classificam-se em dois tipos:   * Renováveis. São aqueles que, embora utilizados pelo homem, não se esgotam, ou seja, são capazes de se auto renovar. Por exemplo: a energia solar, o ar, a água e os vegetais. * Não renováveis. Constituem aqueles que, uma vez esgotados, não mais se renovam, isto é, não podem mais ser repostos. Por exemplo: o petróleo, o carvão mineral, o ferro, o ouro e o urânio.    O relacionamento homem-natureza A natureza é formada pelo conjunto dos recursos naturais, que constituem a base material da existência do homem. A forma de relacionamento deste com a natureza depende de vários fatores, tais como modo de produção, estágio socioeconômico e tecnológico, etc. nas antigas sociedades comunitárias, por exemplo, onde a dependência do homem com relação à nat

Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender

    Maria da Graça Nicoletti Mizukami é pedagoga e atua na área de Metodologia do Ensino da Universidade de São Paulo. No livro: Ensino: As Abordagens do Processo, apresenta cinco concepções diferentes a respeito do processo de ensino-aprendizagem, sintetizadas a seguir.   1.     Abordagem Tradicional - A ênfase é dada às situações de sala, onde os alunos são instruídos, ensinados pelo professor. Os conteúdos e as informações tem que ser adquiridos e os modelos, imitados. - Em termos gerais, e um ensino que se preocupa mais com a variedade e a quantidade de noções e conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo. - A apresentação oral do professor tem um lugar proeminente cabendo ao aluno a memorização desse conteúdo verbalizado. - Existe a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados de forma acabada. As tarefas são padronizadas.   2.    Abordagem Comportamentalista - Ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas que levam