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Currículo e as teorias pós-críticas

  CONCEITO Durante muito tempo o termo currículo esteve atrelado à lista de conteúdos que deveriam ser ensinados pela escola. O debate sobre Currículo e sua conceituação é necessário para que saibamos defini-lo e para conhecer quais as teorias que o sustentam na educação. No entanto, o currículo é mais do que isso. Percebe-se que o currículo é muito mais que uma relação de disciplinas. Antes, é tudo aquilo que é valorizado, trabalhado na prática pedagógica.     Um Currículo não é um conjunto de conteúdos dispostos em um sumário ou índice. Pelo contrário, a construção de um Currículo demanda: a) uma ou mais teorias acerca do conhecimento escolar; b) a compreensão de que o Currículo é produto de um processo de conflitos culturais dos diferentes grupos de educadores que o elaboram; c) conhecer os processos de escolha de um conteúdo e não de outro (disputa de poder pelos grupos) (LOPES, 2006). O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o

Teorias da aprendizagem

  Como se processa a aprendizagem Já se sabe, em nossa época que a aprendizagem é algo intrínseco, que se passa no interior do indivíduo, levando em conta suas capacidades, suas aptidões, seu desenvolvimento neuropsíquico e, ainda, seus interesses e suas necessidades. Por isto mesmo, de nada serve ao professor desenvolver aulas interessantes e bem planejadas se elas não atenderem ao “estado” do aluno. E não havendo aprendizagem, não houve ensino, por maiores e melhores que sejam os esforços do professor. É, portanto, fundamental que o processo educativo busque o aluno como centro de suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade de maneira integral.      O ensino visa aprendizagem. Schimitz a descreve como sendo "um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir". Alguns preferem definir aprendizagem como sendo a aquisição de novos comportamentos. Existem hoje muitas te

Pedagogia "crítico-social dos conteúdos"

  Papel da escola - A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática. Se a escola é parte integrante do todo social, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação da sociedade. Se o que define uma pedagogia crítica é a consciência de seus condicionantes histórico-sociais, a função da pedagogia "dos conteúdos" é dar um passo à frente no papel transformador da escola, mas a partir das condições existentes. Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida" dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é "uma a

PEDAGOGIA PROGRESSISTA

  O termo "progressista", emprestado de Snyders, é usado aqui para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Evidentemente a pedagogia progressista, não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; daí ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.       A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.      As versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritaríssimo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia  de autogestão pedagógica. Em função disso, dão mais valor ao processo de aprendizag