Pular para o conteúdo principal

Postagens

DEWEY e a Escola Progressista

  John Dewey (1859-1952) foi um filósofo, psicólogo e educador pragmático comumente considerado como o fundador do movimento educacional progressista . Dewey nasceu em Burlington, Vermont, em 20 de outubro de 1859.  tornou-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova . John Dewey A bibliografia a seguir faz referência a seus trabalhos mais populares sobre educação. Meu Credo Pedagógico (1897); A Escola e a Sociedade (1900); Criança e o Currículo (1902) Democracia e Educação: Uma Introdução à Filosofia da Educação (1916); Como pensamos: Uma reafirmação da relação do pensamento reflexivo com o processo educativo (1933); Experiência e Educação (1938)      Estudou nas Universidades de Vermont e Johns Hopkins, recebeu nessa última, em 1884, o grau de doutor em filosofia. Ensinou na universidade de Chicago, aonde veio a ser chefe do departamento de filosofia, psicologia e pedagogia, e onde,

A Trajetória Histórica da Didática

     A reabertura de estudos e discussões sobre Didática, como disciplina e campo de estudos, parece refletir mais um momento de crise em sua trajetória histórica. Será, pois, conveniente, revisitar esse percurso para que se pondere em que medida os processos de gênese e a evolução dessa disciplina poderão trazer esclarecimentos sobre seu objeto de estudos e a delimitação de seu campo. Pode-se, também, perguntar como o papel e o significado atribuídos a Didática no passado afetam seus problemas atuais, especialmente os que dizem respeito à autonomia do seu campo e ao relacionamento deste com áreas afins.   Houve Um Tempo de Didática Difusa   Como adjetivo - didático, didática - o termo é conhecido desde a Grécia antiga, com significação muito semelhante à atual, ou seja, indicando que o objeto ou a ação qualificada dizia respeito a ensino: poesia didática, por exemplo. No lar e na escola, procedimentos assim qualificados -didáticos - tiveram lugar e são relatados na histó

Howard Gardner

Howard Gardner (Scranton, Pensilvânia, 11 de julho de 1943), é um psicólogo cognitivo e educacional, professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, professor adjunto de Neurologia na Universidade de Boston. e integrante do Projeto Zero, um grupo de pesquisa em cognição humana mantido pela Universidade de Harvard.  Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norte-americano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas Howard Gardner  Também leciona neurologia na Escola de Medicina da Universidade de Boston. Escreveu dezoito livros. Dezoito anos se passaram desde que o livro Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, foi lançado nos Estados Unidos. Publicado no Brasil em 1994, ele causou um boom. De lá para cá, a teoria do psicólogo americano, que propõe a existência de um espectro de inteligências a comandar a mente humana, suscitou muitos comentários, contrários e favorá

EMILIA FERREIRO

    Emília Ferreiro , psicóloga nasceu em Buenos Aires (1936) é uma psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget. Professora titular do centro de investigações e Estudos avançados do Instituto Politécnico, no México. Seus projetos de alfabetização foram desenvolvidos em numerosos países e muitos pesquisadores participaram ativamente de experiencias ligadas ao seu trabalho, notadamente em Barcelona, Tel-Aviv, Buenos Aires e no Arizona (EUA).  Emília Ferreiro Emilia Ferreiro, em 1982 publicou com Margarida Gómez Palácio o livro, “Nuevas Perspectivas Sobre los Proceesos de Lectura y Escritura. Publicou obras que reúnem experiências na área de alfabetização realizadas em diversos países: La Alfabetización em Processo (1985); Psicogênese da Língua Escrita (1986); Los Hijos del Analfabetismo (Propuestas para la Alfabetizacíon Escolar em América Latina) (1989). "Emília Ferreiro aprofunda um aspecto importante n

MAKARENKO: O PEDAGOGO POETA

    Anton Semionovitch Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia; filho de pintor de construção civil, foi uma das mais notáveis personalidades do mundo cultural da época e ainda hoje. Engajou-se profundamente na nova sociedade que se foi elaborando após a Revolução de 1917, tendo sido encarregado, em 1920, de organizar uma colônia para menores delinquentes: a colônia Máximo Gorki, descrita no Poema Pedagógico  (1933-1936). Foi uma reprodução em miniatura da sociedade bolchevique dos anos 20: assembleias gerais, rotatividade no comando, para não formar uma "aristocracia", e conselhos de comandantes, experiencia que inspirou C. Freinet.  Makarenko      Destacou-se simultaneamente como talentoso escritor, como pedagogo que abriu novas vias à ciência da educação e como pensador profundo. Professor e Pedagogo de formação, viveu na Rússia participando como profissional dos governos de Lênin e Stalin, administrando a Colônia Gorki e a comuna Dzerjinski, ambas destinadas à educaç

Kilpatrick

  William Heard Kilpatrick , pedagogo americano, nasceu em 20 de novembro de 1871, em White Plains, Georgia, faleceu em 13 de fevereiro de 1965 em Nova Iorque. Presidente da faculdade e filósofo da educação Kilpatrick foi    um dos grandes professores de seu tempo e uma figura importante no movimento educacional progressista americano. foi professor e diretor na Georgia em diversas escolas públicas (1892-1897). Em 1897, ele retornou para a Mercer University, onde se graduou, como professor de matemática e lá foi reitor entre 1903 e 1905. Em 1909 ele foi para o Teachers College na Columbia University e lá permaneceu até sua aposentadoria em 1938. Kilpatrick originou o Método de Projetos em Educação, uma rejeição ao método tradicional de ensino centrado no currículo. William Heard Kilpatrick      Colaborador de J. Dewey, desenvolveu o método de projetos segundo o qual todo ensinamento deve proceder da experiência e se organizar em torno de trabalho produtivo. O projeto é uma atividad