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Lev Vygotsky

    Vygotsky, psicólogo russo (Orcha 1896 – Moscou 1934). Graduou-se em Direito, Filosofia e Medicina pela Universidade de Moscou, fundou o Instituto de Estudos das Deficiências de Moscou, e dirigiu o Departamento de Educação para Físicos e Mentais. Dedicou-se a temas como pensamento, linguagem e desenvolvimento da criança. Teve suas publicações suspensas na antiga União Soviética de 1936 a 1956. Dentre sua obras, destacam-se: Pensamento e linguagem (1934) e A Formação Social da mente. Vygotsky O aprendizado é essencial para o desenvolvimento do ser humano e se dá sobretudo pela interação social. A ideia de que quanto maior for o aprendizado maior será o desenvolvimento não justifica o ensino enciclopédico. A pessoa só aprende quando as informações fazem sentido para ela. Base Pedagógica: Segundo Vygotsky, a evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de ZONA DE

Pavlov

Ivan Petrovitch Pavlov, fisiologista russo,   nasceu em 1849 em Riazan, uma cidade na Rússia; sendo filho de um clérigo, ele participou do Seminário Teológico local.  Seu interesse foi direcionado para problemas científicos e não para textos sagrados; então, em 1870, ele estudou medicina  na Universidade de Petersburgo graduando-se em 1883. Trabalhou na Alemanha com dois grandes fisiologistas Ludwig e Heidenhain, e de volta  à sua terra natal e começou sua pesquisa sobre a atividade das principais glândulas digestivas. Nesse retorno ocupou a cátedra de farmacologia, na Academia Médica Militar (1890), tornando-se, em seguida, professor de fisiologia (1895). Alcançou renome universal por suas pesquisas no terreno da circulação sanguínea, da ação das glândulas digestivas e da formação de reflexos condicionados.  Pavlov Em 1904 foi laureado com o premio Nobel por seus  seus experimentos  coletados e exibidos na obra "Lições sobre o trabalho das glândulas digestivas" (1897) trabal

Comenius

Comenius , nome latinizado do humanista tcheco Jan Amos Komensky, nome original de , nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Uhersky Brod (ou Nivnitz), na Moravia, região da Europa central pertencente ao antigo Reino da Boêmia (atual República Tcheca). Escreveu sua obra-prima. A grande didática, em 1638. Suas concepções humanistas e pedagógicas fazem dele um precursor da educação moderna. Com a morte dos pais, vence muitas adversidades e estudou Teologia na Faculdade Calvinista de Herbon (Nassau) onde foi aluno de Alsted e se familiarizou com a obra de Ratke sobre o ensino das Línguas. Começou nessa época a elaboração de um Glossário Latino-Checo no qual trabalhou cerca de 40 anos e que perdeu quando Leszno, cidade em que então vivia (1656) foi invadida por um exército católico e incendiada. Comenius      Com 26 anos de idade, regressa à Morávia. Foi professor na sua antiga escola e tornou-se pastor religioso em Fulnek. Assume então o encargo de dirigir as escolas do Norte da Moráv

Anísio Teixeira

        Anísio Spínola Teixeira (nasceu em Caetité (BA), em 12 de julho de 1900 - Rio de Janeiro (RJ) 1971) membro de uma família de fazendeiros. Estudou em colégios jesuítas em Caetité e em Salvador. Em 1922, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, no Rio de Janeiro. Anísio Teixeira      Diretor de Instrução do Estado da Bahia (1924), diretor do Departamento de Educação (1932), secretário de Educação e Cultura do Distrito Federal (1935), quando, por iniciativa sua, foi instituída a Universidade Do Distrito Federal. Exerceu, em Londres, as funções de conselheiro para o ensino superior, na Unesco (1946-1947). A partir de 1952, diretor do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos(INEP).       Dominando completamente a teoria pedagógica de seu tempo, Anísio penetrou com as luzes do seu pensamento, em 40 anos de fecundo trabalho, todos os graus, ramos e níveis da educação brasileira. Condições históricas a ele se aliaram - arguto pesquisador e extraordinário observador que era - par

GAGNÉ

    ROBERT MILLS GAGNÉ ,  nasceu em 1916  na cidade de Andover Norte, Massachusetts, Estados Unidos  e morreu em 2002.  Seu trabalho mais conhecido é o livro  "Como se realiza a aprendizagem".  Recebeu Ph.D. em psicologia no ano de 1940, e lecionou na Universidade de Connecticut, para mulheres, de 1940 a 1949. Foi diretor de pesquisa do laboratório da força aérea dos EUA, e consultor do departamento de defesa. Em 1962 publicou um artigo intitulado "Treinamento militar e os princípios da aprendizagem", teorias que revelar sua linha de pensamento, onde dá especial atenção aos valores dos treinamentos militares. GAGNÉ As investigações de Gagné nas bases psicológicas do ensino eficaz conduziram-lhe a acreditar que uma tecnologia ou uma teoria instrutiva deve ir além da teoria tradicional de aprendizagem.  Ele teve forte influência sob os processos de aprendizagem e trouxe grandes contribuições para o meio educacional onde ele reflete sobre o papel fundamental d

Ovide Decroly

Ovide Decroly , pedagogo belga ( nasceu em  Renaix( 18 71) e morreu em Bruxelas (1932). Suas pesquisas em psicologia infantil  levaram-no, como a Maria Montessori, à criação de um novo sistema de ensino primário. Para Decroly, a finalidade da Educação seria preparar a criança para a vida. Daí o lema que indicava: "Escola para a vida". Partindo de tal princípio, defendia a acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, levando-se em conta a constituição pessoal e as exigências do meio. donde a necessidade de testes, a fim de obter-se o máximo rendimento do ensino. As crianças devem ser organizadas em classes homogêneas, e as anormais, reunidas em classes especiais. Alguns professores brasileiros fizeram aplicação do sistema de Decroly, como Lourenço Filho e Abner de Moura. Ovide Decroly Suas obras principais são : Casos de psicologia individual e de psicologia experimental (1908); Função de Globalização (1923); Evolução da afetividade (1927); Desenvolvimento da Linguag

Henri Wallon

  Henri Wallon, médico e psicólogo n asceu na França em 1879. especializou-se em psicologia infantil e lecionou na Sorbonne e em seguida no Collége de France. Antes de chegar à psicologia passou pela filosofia e medicina e  ao longo de sua carreira foi cada vez mais explícita a aproximação com a educação. Sua obra está centrada na noção de desenvolvimento afetivo e intelectual da criança.  Wallon foi o primeiro a levar em consideração as   emoções  da criança  no contexto da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação individual da criança.  Suas Principais obras são: As origens do caráter na criança (1934-1949), Do ato ao pensamento (1942), As origens do pensamento na criança (1945).  Henri Wallon      Em 1902, com 23 anos, formou-se em filosofia pela Escola Normal Superior, cursou também medicina, formando-se em 1908.Viveu num período marcado por instabilidade social e turb