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GAGNÉ

  


ROBERT MILLS GAGNÉnasceu em 1916 na cidade de Andover Norte, Massachusetts, Estados Unidos e morreu em 2002. Seu trabalho mais conhecido é o livro "Como se realiza a aprendizagem". Recebeu Ph.D. em psicologia no ano de 1940, e lecionou na Universidade de Connecticut, para mulheres, de 1940 a 1949. Foi diretor de pesquisa do laboratório da força aérea dos EUA, e consultor do departamento de defesa. Em 1962 publicou um artigo intitulado "Treinamento militar e os princípios da aprendizagem", teorias que revelar sua linha de pensamento, onde dá especial atenção aos valores dos treinamentos militares.


GAGNÉ

As investigações de Gagné nas bases psicológicas do ensino eficaz conduziram-lhe a acreditar que uma tecnologia ou uma teoria instrutiva deve ir além da teoria tradicional de aprendizagem. Ele teve forte influência sob os processos de aprendizagem e trouxe grandes contribuições para o meio educacional onde ele reflete sobre o papel fundamental da motivação, dos conhecimentos prévios e da rememoração como resposta da aprendizagem numa teoria denominada Teoria da Instrução. Os cinco tipos de aprendizado descritos por Gagné são os seguintes: habilidades motoras, informações verbais, habilidades intelectuais, habilidades e estratégias cognitivas e atitudes.

Em 1968 publicou "Hierarquias de aprendizagem", e quatro anos depois adianta seu trabalho identificando cinco categorias originais de aprendizagem: informação verbal; habilidades intelectuais; atitudes; habilidades motoras e estratégias de raciocínio. Gagné chama de hierarquia de aprendizagem as habilidades mais simples enquanto pré-requisitos imediatos que possibilitam a identificação de outras habilidades muito mais simples das quais são formadas. Isso significa um mapa das habilidades subordinadas a alguma habilidade mais complexa que deve ser aprendida. Como ápice desse estudo, publica em 1972 "Domínios da aprendizagem". O alvo principal da teoria de Gagné é ajudar na instrução em sala de aula. Sua teoria principal é que existem diferentes tipos de aprendizado e que, dependendo das condições ambientais que ocorrem, eles serão ativados um ao outro a qualquer momento. Gagné considerou que o conhecimento é criado devido à inter-relação entre uma pessoa e o ambiente em que ela se encontra. Assim, o ambiente é capaz de produzir mudanças em nosso comportamento, atitudes e pensamentos. Sendo assim, quando nosso ambiente muda, nosso conhecimento também muda.

A respeito de seu trabalho, Gagné disse: "Minha escrita começou com artigos em jornais científicos que relatam estudos da aprendizagem humana. Minha experiência como psicólogo da Força Aérea dos Estados Unidos na segunda guerra mundial influenciou em mim uma atitude positiva para aplicações das teorias do conhecimento da aprendizagem. Durante 25 anos passados eu escrevi os artigos e os livros que tentam interpretar e aplicar as descobertas da pesquisa da aprendizagem, e teoria da aprendizagem, para educar principalmente a aprendizagem. Para Gagné, a aprendizagem é um processo interno visível de mudança nas capacidades do indivíduo e ocorre principalmente na interação do sujeito com o seu ambiente físico, social e psicológico.

 A TEORIA DE GAGNÉ

No pensamento de Robert Gagné, a aprendizagem é um processo que permite a organismos vivos modificarem seus comportamentos de maneira bastante rápida e de modo mais ou menos permanente.

Gagné destacou a importância de uma hierarquia de tipos de aprendizagem que vai da mais simples associação de estímulos à complexidade da solução de problemas.

Sua tipologia ou classificação de tipos de aprendizagem é interessante porque cada tipo exige estratégias de ensino mais adequadas que outras.

 Os tipos são:

 - Aprendizagem de signos

Qualquer coisa que substitui ou indica outra coisa graças a algum tipo de associação entre elas.

- Aprendizagem do estímulo-resposta

- Condicionamento operante"

- Aprendizagem em cadeia

Estabelecimento de associação Estrutura-semântica entre duas palavras.

- Aprendizagem de associações verbais

- Aprendizagem de descriminações múltiplas

Associação de vários elementos envolvendo também suas discriminações.

- Aprendizagem de conceitos

- Aprendizagem de princípios

Um princípio é uma relação entre dois conceitos.

- Aprendizagem de resolução de problemas

Consiste em elaborar um novo princípio combinando princípios já aprendidos.

O significativo destas classificações são aqueles tipos diferentes de aprendizagem que requer tipos diferentes de instrução. Assim, Gagné identifica cinco categorias maiores de aprendizagem: 

- Informação verbal

- Habilidades intelectuais

- Estratégias do cognitivo

- Habilidade motora

- Atitudes

Segundo Gagné não basta ver o comportamento do aprendiz, porém é importante analisar o processo de aprendizagem (modelo de aprendizagem e memória).

A educação não é como um simples veículo transmissor de conhecimentos, mas um processo destinado a provocar uma mudança nas disposições ou capacidades do sujeito. Com caráter de relativa permanência, essa mudança pode consistir no aumento de capacidade de realizações ou ainda numa modificação de atitudes e interesses de valores.

Gagné compartilha dos enfoques behavioristas e cognitivistas em sua teoria, para ele as fases da aprendizagem se apresentam associadas aos processos internos que, por sua vez podem ser influenciados por processos externos. Na aprendizagem, a combinação da nova aprendizagem com uma já aprendida é a forma da solução de problemas. Seria uma forma nova da evolução da aprendizagem. Desta forma, chega-se às estratégias mentais, ao aprender e à pensar.

 

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