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Pavlov


Ivan Petrovitch Pavlov, fisiologista russo,  nasceu em 1849 em Riazan, uma cidade na Rússia; sendo filho de um clérigo, ele participou do Seminário Teológico local.  Seu interesse foi direcionado para problemas científicos e não para textos sagrados; então, em 1870, ele estudou medicina  na Universidade de Petersburgo graduando-se em 1883. Trabalhou na Alemanha com dois grandes fisiologistas Ludwig e Heidenhain, e de volta à sua terra natal e começou sua pesquisa sobre a atividade das principais glândulas digestivas. Nesse retorno ocupou a cátedra de farmacologia, na Academia Médica Militar (1890), tornando-se, em seguida, professor de fisiologia (1895). Alcançou renome universal por suas pesquisas no terreno da circulação sanguínea, da ação das glândulas digestivas e da formação de reflexos condicionados. 

Pavlov

Em 1904 foi laureado com o premio Nobel por seus seus experimentos  coletados e exibidos na obra "Lições sobre o trabalho das glândulas digestivas" (1897) trabalhos sobre a fisiologia da digestão, embora seu nome tivesse sido imortalizado por seus experimentos sistemáticos de condicionamento de cães e outros animais. Esses estudos, principiados em 1902, inspiraram  e orientaram a psicologia experimental do conhecimento. A partir de 1902, dedicou-se continuamente a estudar uma forma elementar de aprendizagem conhecida como condicionamento clássico. A essência da teoria pavloviana dos processos mentais, complexos tem sua ênfase na experimentação objetiva, e não mais na subjetividade, à maneira da psicologia tradicional, baseada no dualismo corpo-alma supostamente inerente a ela. De 1928 até a data da sua morte, concentrou seus estudos na possibilidade de aplicar os princípios do condicionamento à psicologia clínica.

Pavlov foi um dos principais expoentes da reflexologia russa, cuja difusão ele contribuiu graças a seus experimentos no reflexo condicionado. Ivan Pavlov, em seus estudos sobre a atividade nervosa superior, fez uso do método do reflexo condicionado. Um reflexo condicionado trata-se de um reflexo aprendido, uma resposta a um estímulo que antes não causava nenhuma reação. Este reflexo aprendido é fruto da associação repetida entre esse estímulo, que anteriormente não causava nenhuma resposta, com outro que é capaz de causá-la. Esse aprendizado por associações é chamado de condicionamento clássicoEssa descoberta foi uma grande contribuição de Ivan Pavlov para a teoria da aprendizagem na psicologia, pois mostrava o mecanismo mais básico pelo qual pessoas e animais eram capazes de entender as relações entre estímulos, aprender novas respostas, variar e adaptar sua conduta com base nelas. Portanto, Pavlov introduz e demonstra um dos princípios básicos da teoria da aprendizagem. Os princípios básicos subjacentes ao condicionamento clássico de Pavlov se estenderam a uma variedade de configurações, como salas de aula e ambientes de aprendizado

O experimento mais importante entre estes, foi realizado em alguns cães; ele descobriu que o cão produzia saliva não só quando os alimentos entravam em contato direto com receptores de paladar, mas também na ausência desse fenômeno. A reação do animal ocorreu com a presença das seguintes condições:

- a presença de um estímulo sensorial que, por sua natureza, produz uma resposta; por exemplo, carne na língua do cão: ESTÍMULO INCONDICIONAL.

- a presença de um estímulo sensorial que não necessariamente condiciona essa reação; por exemplo, o som de um sino que por sua natureza não emite saliva: ESTÍMULO NEUTRO

- a apresentação desses dois estímulos (carne e sino) em uma sucessão temporal, até que o estímulo, normalmente não capaz de produzir a resposta (o som), não se torne adequado para dar uma resposta semelhante à do estímulo original: ESTÍMULO CONDICIONADO.

Graças ao condicionamento clássico os indivíduos aprendem; na verdade, suas respostas incondicionais também podem desencadear com uma série de estímulos inicialmente indiferentes. O organismo através da experiência aprende a responder a estímulos aos quais não estava acostumado a responder. Pavlov entendeu que o significado do condicionamento reside no fato de ser funcional à adaptação dos organismos ao seu ambiente. Com essas teorias, ele fez contribuições consideráveis para a psicologia da aprendizagem, embora ele sempre tenha permanecido convencido de que era médico-fisiologista e não psicólogo.


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