Ivan Petrovitch Pavlov, fisiologista russo, nasceu em 1849 em Riazan, uma cidade na Rússia; sendo filho de um clérigo, ele participou do Seminário Teológico local. Seu interesse foi direcionado para problemas científicos e não para textos sagrados; então, em 1870, ele estudou medicina na Universidade de Petersburgo graduando-se em 1883. Trabalhou na Alemanha com dois grandes fisiologistas Ludwig e Heidenhain, e de volta à sua terra natal e começou sua pesquisa sobre a atividade das principais glândulas digestivas. Nesse retorno ocupou a cátedra de farmacologia, na Academia Médica Militar (1890), tornando-se, em seguida, professor de fisiologia (1895). Alcançou renome universal por suas pesquisas no terreno da circulação sanguínea, da ação das glândulas digestivas e da formação de reflexos condicionados.
Em 1904 foi laureado com o premio Nobel por seus seus experimentos coletados e exibidos na obra "Lições sobre o trabalho das glândulas digestivas" (1897) trabalhos sobre a fisiologia da digestão, embora seu nome tivesse sido imortalizado por seus experimentos sistemáticos de condicionamento de cães e outros animais. Esses estudos, principiados em 1902, inspiraram e orientaram a psicologia experimental do conhecimento. A partir de 1902, dedicou-se continuamente a estudar uma forma elementar de aprendizagem conhecida como condicionamento clássico. A essência da teoria pavloviana dos processos mentais, complexos tem sua ênfase na experimentação objetiva, e não mais na subjetividade, à maneira da psicologia tradicional, baseada no dualismo corpo-alma supostamente inerente a ela. De 1928 até a data da sua morte, concentrou seus estudos na possibilidade de aplicar os princípios do condicionamento à psicologia clínica.
Pavlov foi um dos
principais expoentes da reflexologia russa, cuja difusão ele
contribuiu graças a seus experimentos no reflexo condicionado.
O experimento mais importante entre estes, foi
realizado em alguns cães; ele descobriu que o cão produzia saliva não só quando
os alimentos entravam em contato direto com receptores de paladar, mas também
na ausência desse fenômeno. A reação do animal ocorreu com a presença das
seguintes condições:
- a presença de um estímulo sensorial que, por sua
natureza, produz uma resposta; por exemplo, carne na língua do cão: ESTÍMULO
INCONDICIONAL.
- a presença de um estímulo sensorial que não
necessariamente condiciona essa reação; por exemplo, o som de um sino que por
sua natureza não emite saliva: ESTÍMULO NEUTRO
- a apresentação desses dois estímulos (carne e
sino) em uma sucessão temporal, até que o estímulo, normalmente não capaz de
produzir a resposta (o som), não se torne adequado para dar uma resposta
semelhante à do estímulo original: ESTÍMULO CONDICIONADO.
Graças ao condicionamento clássico os indivíduos
aprendem; na verdade, suas respostas incondicionais também podem desencadear
com uma série de estímulos inicialmente indiferentes. O organismo através da
experiência aprende a responder a estímulos aos quais não estava acostumado a
responder. Pavlov entendeu que o significado do condicionamento reside no fato
de ser funcional à adaptação dos organismos ao seu ambiente. Com essas teorias,
ele fez contribuições consideráveis para a psicologia da aprendizagem, embora ele
sempre tenha permanecido convencido de que era médico-fisiologista e não
psicólogo.
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