A palavra Ecologia deriva de duas palavras: oikós (casa) e logos (estudo). Assim, ecologia significa literalmente o 'estudo da casa'. Essa palavra foi usada pela primeira vez em 1870 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, para designar o estudo das interações dos organismos entre si e com os demais componentes do ambiente.
1 - Habitat e Nicho Ecológico
O habitat é o local em que uma
espécie vive e nicho ecológico é o conjunto de atividades exercidas pelas
espécies (ou populações) na natureza. Assim, em um ecossistema representado por uma lagoa, o habitat de uma alga microscópica é a água superficial. Seu nicho ecológico pode ser assim resumido: as algas necessitam de luz, de nutrientes minerais, de temperatura adequada, realizam fotossíntese, reproduzem-se, servem de alimento para alguns animais.
2 - População e comunidade
População é o conjunto de
indivíduos da mesma espécie e comunidade o conjunto de populações de um
determinado lugar.
3 – Ecossistema
Os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados:
- componente abióticos: podem ser físicos (como a radiação solar, a temperatura, a luz, a umidade, os ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geólogos (como o solo);
- componentes bióticos: são os seres vivos.
Em um ecossistema podem-se reconhecer dois tipos de componentes bióticos:
- organismo autótrofos ( auto = próprio, trofos = alimento):sintetizam seus próprios alimentos a partir de substâncias inorgânicas, como o gás carbônico e a água, e uma fonte de energia, por exemplo, a energia luminosa.
Os organismos autótrofos são chamados produtores. entre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os que realizam a fotossíntese.
- organismo heterótrofos (hetero = diferente, trofos = alimento): não são capazes de sintetizar seus próprios alimentos como fazem os autótrofos; os heterótrofos dependem da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos para obter a matéria-prima para seu crescimento, reprodução e reparação de perdas, e a energia necessária para a realização de seus processos vitais.
Os heterótrofos podem ser:
- consumidores: organismos que se alimentam de outros organismos. Todos os animais são consumidores.
- decompositores: organismos heterótrofos que degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos. os decompositores estão representados por certas bactérias e fungos.
4 – Biosfera
É a parte do planeta capaz de
abrigar vida compreendendo todos os ecossistemas. A reunião de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera, ou seja, o conjunto de todas as regiões da terra habitadas por seres vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário