terça-feira, 15 de novembro de 2022

Poluição

A poluição é a alteração do equilíbrio ecológico devido à presença de resíduos em quantidade que o ambiente tem de absorver provocando danos ao seu funcionamento. Os resíduos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos; eles afetam o ar, as águas e o solo. A poluição também pode ser causada pela presença de vírus, bactérias e fungos, ou pela emissão de calor, som e luz. Os poluentes essencialmente são produzidos pelas atividades humanas: meios de transporte (queimam gasolina ou outros combustíveis), industriais (emissão de diversos gases, entre eles o dióxido de enxofre), queima de florestas, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, esgoto, resíduos hospitalares.

1 – Atmosférica 

a) Redução (Buraco) na camada de ozônio 

A camada de ozônio protege a o nosso planeta contra o excesso de raios ultravioletas. Ela funciona como um filtro que permite a passagem de uma quantidade ideal e essencial à vida.
Devido ao uso de CFC (clorofluorcarboneto) em aparelhos de refrigeração e aerossóis a camada de ozônio vem diminuindo. Com a destruição da camada de ozônio, ocorre maior passagem de radiação ultravioleta, provocando sérios danos aos seres vivos, como o câncer de pele, catarata, queda nas colheitas, diminuição de resistência a infecções, destruição do fitoplâncton. Outros gases também são responsáveis por esse problema ambiental, mas o principal é o CFC.

b) Efeito estufa 

O efeito estufa é o responsável pela manutenção da temperatura da Terra e graças a ele os raios que aquecem a superfície terrestre ficam retidos em parte na atmosfera. O principal responsável por isso é o gás carbônico atmosférico. O grande problema é que como a quantidade desse gás na atmosfera vem aumentando, devido ao excesso de emissão desse gás (Ex.: queimadas, queima de combustíveis fósseis, etc.) o efeito estufa tem aumentando, retendo mais a temperatura que o normal. Em conseqüência disso, a temperatura terrestre tem aumentado causando problemas climáticos e o derretimento de geleiras. O aumento da temperatura terrestre provocará catástrofes, segundo as previsões, como o risco de as calotas polares derreterem e provocarem alterações no nível das marés, entre outras alterações atmosféricas

c) Chuva ácida. 

A chuva ácida é provocada pela de combustíveis fósseis e pelos poluentes industriais que lançam dióxido de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Esses gases ao se combinarem com o hidrogênio presente na atmosfera sob a forma de vapor de água formam ácidos que chegam a superfície terrestre junto com a água da chuva. Eles podem causar problemas respiratórios, intoxicação em rios e mares, e corroer fachadas de prédios e monumentos. 

d) Inversão térmica 

O solo e o ar são aquecidos pelo Sol. O ar quente é menos denso e sobe, dispersando os poluentes. No inverno, o ar frio, que é mais denso, não sobe e retém os poluentes, provocando problemas respiratórios e cardíacos, ou irritação da mucosa ocular.

2 – Hídrica 

Os metais pesados, agrotóxicos, detergentes e derramamento de petróleo são os principais poluentes hídricos. Os primeiros contaminam a água e dependendo da substância pode contaminar os peixes e toda cadeia alimentar, incluindo o homem. Os dois últimos formam uma camada espessa que impede a passagem da luz solar provocando problemas na cadeia alimentar, já que prejudica os produtores na cadeia alimentar. O efeito do derramamento de petróleo no mar é drástico para a fauna (animais) e flora (vegetais). Os pássaros encharcam suas penas de óleo, impedindo o voo e, ao limpar suas penas, ingerem o óleo, morrendo envenenados.

O esgoto proveniente das regiões sem tratamento de esgoto também provoca a eutrofização, fazendo com que diminua a quantidade de oxigênio na água e a mortandade de peixes e outros organismos nos rios. 
Eutrofização é o aumento da matéria orgânica em meio aquático, acarretando a proliferação das algas. O aumento exagerado da quantidade de algas pode provocar deficiência da entrada de luz na região mais profunda, causando a morte dos vegetais e animais.

Esgotamento de nutrientes 

A decomposição da biomassa por bactérias aeróbias consome o oxigênio da água, acarretando a morte da fauna (animais) e flora (vegetais). Com a morte dos animais e vegetais, a decomposição passa a ocorrer por ação de bactérias anaeróbias. Estas eliminam substância como gás sulfídrico, que tem cheiro típico, como de ovos podres. A água torna-se imprópria para o consumo humano e para o desenvolvimento de outros seres vivos. 

 3 – Solo

O lixo é um poluente que contamina os solos devido ao descaso em seu armazenamento e o consumismo desenfreado, que provoca um aumento constante na quantidade de lixo produzida nas cidades. Os lixões e os aterros sanitários mal estruturados despejam o chorume diretamente no solo, o que pode chegar até os lençóis freáticos e contaminar rios. Os adubos sintéticos e pesticidas também têm sua contribuição.


Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...