quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Artrópodes

 

Apresentam patas articuladas e esqueleto externo. Classes dos Artrópodos: Crustáceos (camarões), Inseto (borboleta, barata), Aracnídeos (aranha, escorpião), Diplópodos (piolho-de-cobra) e Quilópodos (lacraia).

Os artrópodes são os mais numerosos dentre os animais. A quantidade de artrópodes supera a soma de todos os outros animais juntos. Apresentam esqueleto externo (exoesqueleto) e têm corpo segmentado como os anelídeos, mas alguns segmentos se fundiram formando a cabeça, o tórax e o abdome, como nos insetos, ou cabeça e cefalotórax, presentes nas aranhas e caranguejos. Ainda podemos encontrar como nos piolhos-de-cobra ou a Lacraia segmentos menos fundidas (cabeça e tronco). O crescimento dos artrópodes, devido ao seu exoesqueleto, é realizado através de mudas periódicas. Após a muda o seu corpo cresce e um novo exoesqueleto é fabricado.

Insetos

Os insetos apresentam três pares de patas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Tem todos os sistemas formados. Sua respiração e traqueal e sua excreção por túbulos de Malphigi, que jogam os excretos diretamente, como uma pasta, no final do tubo digestivo. A sua reprodução é sexuada e seu desenvolvimento pode ser de três tipos: direta (sem metamorfose), com metamorfose incompleta e com metamorfose completa. No quadro abaixo vamos esquematizar esses tipos de desenvolvimento.

Aracnídeos

Os aracnídeos não possuem antenas e apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdome, quatro pares de pernas. Seus representantes são os carrapatos, os ácaros, as aranhas e os escorpiões. Podem apresentar estruturas capazes de injetar peçonha como as quelíceras ou no caso do escorpião através de um ferrão na cauda. Respiram através de Pulmões foliáceos ou traqueias. Seu desenvolvimento é direto.

Crustáceos

O exoesqueleto dos crustáceos além da quitina apresenta impregnação por calcário ou carbonato de cálcio. Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdome e apresentam dois pares de antenas. Possui um número variável de cinco a sete patas dependendo da espécie. A respiração é branquial, a maioria é dióica e apresentam desenvolvimento indireto. Exemplos: Camarão, caranguejo, siri, lagosta.

Quilópodes e Diplópodes

Apresentam o corpo segmentado e muitos pares de patas e um par de antenas. Para diferencias os dois grupos devemos observar a quantidade de patas por segmento. Nos Quilópodes (Ex.: Lacraias) encontramos um par por segmento e nos Diplópodes (Ex.: Piolhos-de-cobra), dois pares. Além disso, as lacrais apresentam uma estrutura no final do corpo, chamada forcípula, que é capaz de injetar peçonha.



 

Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...