Pular para o conteúdo principal

Equinodermos

Equinodermos: são animais que apresentam o corpo coberto de espinhos. São exclusivamente marinhos. Ex.: ouriço-do-mar, estrela-do-mar, pepino-do-mar. Os equinodermos não apresentam o sistema circulatório e o nervoso é pouco desenvolvido. O sistema digestivo é completo. São dióicos com desenvolvimento indireto. Possuem um sistema ambulacrário que permite desempenhar movimentação e transporte de substância.

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (gr. echinos, espinho; derma, pele), pertencente à clade Deuterostomia do reino Animalia. São animais de simetria radial, e como exemplo podem ser citados as equinodermas: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar. Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduos. Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. Esta é basicamente pentâmera, ou seja, os elementos se dispõem em 5 ou múltiplos de 5. Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. Esse esqueleto é de origem mesodérmica. Os equinodermos tipicamente possuem um sistema ambulacral ou aquífero que além de substituir o sistema circulatório no transporte de substâncias também é utilizado na locomoção destes animais. O sistema ambulacral funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos. Também existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao substrato. Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico. São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis). As classes em que se divide o reino são:

· Echinoidea (ouriço-do-mar e bolachas-da-praia)

· Asteroidea (estrelas-do-mar)

· Ophiuroidea (ofiúro)

· Holothurioidea (holotúria ou pepino-do-mar)

· Crinoidea (lírio-do-mar)

Sistema ambulacral é um sistema hidráulico que funciona para transporte de substâncias, ajuda na locomoção, etc. Exclusivo de equinodermos.

Resumindo:

Característica

· São exclusivamente marinhos;

· Possuem esqueleto interno de placas calcáreas (apresentando o elemento químico cálcio);

· Apresentam órgãos internos e externos;

· Contém órgãos de locomoção;

· A maioria da vida livre, porém alguns são fixos;

· Apresentam sexos separados

Classificação 

ASTERÓIDES 
Estrela-do-mar Não apresentam olhos. Possuem estruturas de locomoção chamada de braços. Corpo estrelado. Contém espinho. Possuem pés ambulacrais (estrutura de locomoção) e bocas.

EQUINÓIDES 
Ouriços-do-mar, bolacha-do-mar Corpo esférico; Apresentam espinhos móveis e finos; Animais de corpo globuloso; Alimentam-se de algas presas as rochas; Apresentam placas radiais.

OFIURÓIDES 
Serpentes-do-mar Apresentam corpo estrelado; Contém disco central definido; Espinhos situados nos braços; Deslocam-se com grande facilidade.

CRINÓIDES 
Lirios-do-mar Corpo estrelado; Braços ramificados; Vivem presos a rochas ou a outros corpos sólidos.

HOLOTURÓIDES 
Pepinos-do-mar Corpo alongado; Vivem enterrados na areia; Apresentam boca e ânus em extremidades oposta; Apresentam substâncias pegajosas presentes nos pés; Defendem-se lançando substâncias quando atacados por predadores.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zabala - Os ‘materiais curriculares’

  Os ‘materiais curriculares’ e outros recursos didáticos O PAPEL DOS MATERIAIS CURRICULARES Os materiais curriculares, corno variável metodologicamente são menosprezados, apesar de este menosprezo não ser coerente, dada a importância real que têm estes materiais. Uma olhada, mesmo superficial, permite que nos demos conta de que os materiais curriculares chegam a configurar, e muitas vezes a ditar, a atividade dos professores. A existência ou não de determinados meios, o tipo e as características formais, ou o grau de flexibilidade das propostas que veiculam são determinantes nas decisões que se tomam na aula sobre o resto das variáveis metodológicas. A organização grupai será cie um tipo ou de outro conforme a existência ou não de suficientes instrumentos de laboratório ou de informática; as relações interativas em classe serão mais ou menos cooperativas conforme as caraterísticas dos recursos; a organização dos conteúdos dependerá da existência de materiais com estruturações disc

A Revolução Francesa

O Antigo Regime – ordem social que garantia os privilégios do clero e da nobreza – foi sendo abalado e destruído lentamente por uma série de fatores, como as revoluções burguesas na Inglaterra, o Iluminismo, a Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos da América. Mas o fator que aboliu de vez o Antigo Regime foi a Revolução Francesa (1789-1799), uma profunda transformação sócio-política ocorrida no final do século XVIII que continua repercutindo ainda hoje em todo o Ocidente. O principal lema da Revolução Francesa era “liberdade, igualdade e fraternidade”. Por sua enorme influência, a Revolução Francesa tem sido usada como marco do fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Embora não tenha sido a primeira revolução burguesa ocorrida na Europa, foi, com certeza, a mais importante. 1. Situação social, política e econômica da França pré-revolucionária a) Sociedade A França pré-revolucionária era um país essencialmente agrícola. O clero e a nobreza possuíam en

SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

  O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX. No Simbolismo , ao contrário do Realismo , não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão. O Simbolismo é justamente isso, sugestão e intuição. É também a reação ao Realismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgate da subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se no Simbolismo uma aproximação com os ideais românticos, entretanto, com uma profundidade maior, os simbolistas preocupavam-se em retratar em seus textos o inconsciente, o irracional, com sensações e atitudes que a lógica não conseguia explicar. Veja as comparações: Parnasianismo 1. Preocupação formal que se revela na busca da palavra exata, caindo muitas vezes no preciosismo; o parnasiano, confiante no poder da linguagem, procura descrever objetivamente a realidade. 2. Comparação da poesia com as artes plásticas, sobretudo com a escultura. 3. Ativid