Pular para o conteúdo principal

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Conjunto de órgãos que têm como função principal captar oxigênio e eliminar gás carbônico (dióxido de carbono). O sistema envolve o funcionamento de narinas (nariz), traqueia, laringe, pulmões e diafragma.

Narinas - Têm a função de conduzir, aquecer, umedecer e filtrar o ar. A entrada de ar também pode ser complementada pela boca. Do nariz ou da boca o ar passa pela garganta (faringe). A caixa craniana contém cavidades (seios da face) que estão cheias de ar.

Traqueia - Depois de passar pela garganta, o ar entra na traqueia, tubo subdividido em dois brônquios que levam o ar até o pulmão. Uma lâmina chamada epiglote fecha o orifício superior do tubo quando a pessoa come ou bebe e se abre apenas para a passagem do ar.

Laringe - Órgão responsável pela voz. Localizada na parte superior da traqueia, a laringe constitui-se de duas membranas que se estiram quando o ar é expelido, formando o som.

Pulmões - Principais órgãos do sistema respiratório. São duas grandes massas esponjosas localizadas no tórax e protegidas pelas costelas. O ar chega aos pulmões por meio de bronquíolos (ramificações dos brônquios). Estes carregam de ar os alvéolos pulmonares (microscópicos "sacos de ar" de paredes finíssimas). Nos alvéolos, o ar inspirado irá oxigenar o sangue e receber deste o gás carbônico produzido por todas as células do organismo. Os pulmões possuem cerca de 300 milhões de alvéolos.

Diafragma - É o músculo responsável, junto com os músculos das costelas, pelo movimento constante dos pulmões, o que permite a entrada e a saída de ar. Está localizado na base dos pulmões, acima do abdome. Quando o diafragma se expande (inspiração), o ar é sugado pelas narinas e pela boca. Quando ele se contrai, o ar é expulso (expiração), eliminando o gás carbônico no ar expirado.


No aparelho respiratório humano, a entrada do ar é feita pelas narinas ou boca, percorre fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquio, bronquíolos e alvéolos.
Nos alvéolos, ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue dos capilares por difusão, sem gasto de energia.
O controle dos movimentos respiratórios (inspirar e expirar) é feito pelo centro respiratório, localizado no bulbo (sistema nervoso central) e, através da medula, transmite impulsos nervosos que controlam o diafragma e músculos intercostais. Observe as figuras abaixo:


Os seus pulmões estão em contato direto com o ar do ambiente. As vias aéreas inferiores, que começam na região faríngea, têm diâmetros progressivamente menores (traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos), o que faz com que haja um enorme aumento da área efetiva de trocas gasosas. O ar entra em contato com os alvéolos, que estão em contato íntimo com vasos linfáticos e com capilares derivados da artéria pulmonar. Estes, se você se lembra, transportam sangue desoxigenado do ventrículo direito aos pulmões. Assim, o sangue desoxigenado, muito afim pelo oxigênio, capta oxigênio do ar, que se difunde através dos epitélios alveolar e capilar. Vale esclarecer que o oxigênio não entra no plasma na forma de bolhas, mas dissolvido, da mesma maneira que se dissolve em água ou muitos outros líquidos.

O caminho do oxigênio até o sangue não é curto. Ele deve atravessar uma camada de líquido que fica sobre o epitélio alveolar, a célula que forma a parede do alvéolo e a célula que forma a parede do capilar. Depois disso, o oxigênio finalmente chega no lúmen do capilar, atingindo o plasma e, depois, tem que chegar nas hemácias.

Por causa da pressão do sangue, um pouco de líquido plasmático tende a escapar dos capilares pulmonares, aumentado a camada de líquido sobre a parede dos alvéolos. Entretanto, este líquido é capturado pelos vasos linfáticos, o que evita acúmulos que tornariam mais difícil o fluxo de oxigênio. O sistema linfático, então, contribui para uma boa oxigenação.

Você sabe o que dá a cor vermelha ao seu sangue? É uma proteína chamada hemoglobina, que fica dentro das hemácias. Esta proteína é muito especializada: ela tem grande afinidade pelo oxigênio. Quando o sangue está desoxigenado (como quando chega aos capilares pulmonares), a hemoglobina contribui para aumentar o fluxo desse gás do local de maior concentração (pulmões) para o de menor concentração (sangue). Quase todo o oxigênio transportado pelo sangue está ligado à hemoglobina.

A hemoglobina perde um pouco da sua afinidade pelo oxigênio quando aumenta a temperatura ou o grau de acidez do meio. O que a afirmação acima tem a ver com a atividade física? Pense em músculos muito ativos, como os das suas pernas quando você está andando rapidamente. As fibras musculares respiram intensamente (o que quer dizer respirar aqui?), captando oxigênio do sangue e utilizando glicose e lipídeos para produzir ATP. Essa respiração das fibras libera CO2 no citoplasma das células, que, posteriormente, atinge o plasma. O CO2 , ao se dissolver no plasma e interagir com a água, forma hidrogênio e bicarbonato, o que diminui o pH.

Além disso, as mitocôndrias, ao trabalharem intensamente na produção de ATP, liberam calor. Os tecidos metabolicamente ativos tendem a apresentar maior temperatura e menor pH do que os tecidos em repouso. Além disso, os tecidos metabolicamente ativos possuem pouco oxigênio, o que facilita a liberação do oxigênio nos tecidos. O controle da ventilação pulmonar é interessante por combinar um ritmo involuntário com a possibilidade de modificação voluntária. Por exemplo, você não tem que se lembrar de respirar, muito menos enquanto dorme, e se quiser prender a respiração por alguns instantes, pode fazê-lo, mas não conseguiria se matar prendendo a respiração (não tente!). Por quê? Os ritmos de ventilação são influenciados pela concentração de CO2 no plasma.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zabala - Os ‘materiais curriculares’

  Os ‘materiais curriculares’ e outros recursos didáticos O PAPEL DOS MATERIAIS CURRICULARES Os materiais curriculares, corno variável metodologicamente são menosprezados, apesar de este menosprezo não ser coerente, dada a importância real que têm estes materiais. Uma olhada, mesmo superficial, permite que nos demos conta de que os materiais curriculares chegam a configurar, e muitas vezes a ditar, a atividade dos professores. A existência ou não de determinados meios, o tipo e as características formais, ou o grau de flexibilidade das propostas que veiculam são determinantes nas decisões que se tomam na aula sobre o resto das variáveis metodológicas. A organização grupai será cie um tipo ou de outro conforme a existência ou não de suficientes instrumentos de laboratório ou de informática; as relações interativas em classe serão mais ou menos cooperativas conforme as caraterísticas dos recursos; a organização dos conteúdos dependerá da existência de materiais com estruturações disc

A Revolução Francesa

O Antigo Regime – ordem social que garantia os privilégios do clero e da nobreza – foi sendo abalado e destruído lentamente por uma série de fatores, como as revoluções burguesas na Inglaterra, o Iluminismo, a Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos da América. Mas o fator que aboliu de vez o Antigo Regime foi a Revolução Francesa (1789-1799), uma profunda transformação sócio-política ocorrida no final do século XVIII que continua repercutindo ainda hoje em todo o Ocidente. O principal lema da Revolução Francesa era “liberdade, igualdade e fraternidade”. Por sua enorme influência, a Revolução Francesa tem sido usada como marco do fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Embora não tenha sido a primeira revolução burguesa ocorrida na Europa, foi, com certeza, a mais importante. 1. Situação social, política e econômica da França pré-revolucionária a) Sociedade A França pré-revolucionária era um país essencialmente agrícola. O clero e a nobreza possuíam en

SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

  O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX. No Simbolismo , ao contrário do Realismo , não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão. O Simbolismo é justamente isso, sugestão e intuição. É também a reação ao Realismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgate da subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se no Simbolismo uma aproximação com os ideais românticos, entretanto, com uma profundidade maior, os simbolistas preocupavam-se em retratar em seus textos o inconsciente, o irracional, com sensações e atitudes que a lógica não conseguia explicar. Veja as comparações: Parnasianismo 1. Preocupação formal que se revela na busca da palavra exata, caindo muitas vezes no preciosismo; o parnasiano, confiante no poder da linguagem, procura descrever objetivamente a realidade. 2. Comparação da poesia com as artes plásticas, sobretudo com a escultura. 3. Ativid