O Brasil é um país muito extenso territorialmente, por isso há grande diversidade de paisagens, climas, relevos e tipos de solo. Essa variedade se reflete também na economia. Todos esses elementos resultam em recursos extrativistas, agropecuários e industriais que movimentam o comércio brasileiro. A produção agropecuária é um setor importante da economia brasileira. Além de empregar muitas pessoas, é fonte de alimentos e de matéria-prima para as indústrias. A produção não é igual em todas as regiões porque os fatores determinantes variam, como condições climáticas, tipos de solo, posse de terra, destino da produção e investimento de capital. O Brasil também se destaca na economia mundial pelos produtos do extrativismo vegetal, animal e mineral, como ouro, ferro, bauxita e cassiterita. Além disso, nos últimos anos a produção petrolífera nacional apresentou crescimento, chegando a cerca de 3 milhões de barris de petróleo por dia, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Brasil é um dos principais exportadores de alimentos do mundo, com forte participação da agropecuária no total de produtos exportados. De acordo com o Ministério da Agricultura, China, Holanda e Estados Unidos estão entre os principais compradores dos produtos agrícolas brasileiros.
Além da agricultura de exportação, merecem destaque também os pequenos produtores agrícolas, responsáveis por parte expressiva da produção de mandioca, feijão, arroz, milho, leite e hortifrutigranjeiros, entre outros itens que abastecem o mercado interno de alimentos. Essa produção atende também a compras governamentais (por exemplo, em sistemas de venda de produtos destinados à merenda escolar diretamente do produtor para as prefeituras) e gera menos impactos ambientais do que a agricultura de exportação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário