A Antártida é constituída de uma massa territorial de 13,7 milhões de km2 . O continente é cercado pelos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Como está em latitude muito elevada, apresenta temperaturas sempre baixas ou extremamente baixas, podendo atingir até 289 oC. Por isso, o continente é recoberto de gelo. Além da massa continental, a Antártida possui uma banquisa cuja extensão varia de acordo com as estações do ano. No inverno, sua área pode atingir 19 milhões de km2 e, no verão, restringir-se a 2 milhões de km2 ou menos.
Como foi “descoberta” depois do Ártico, a Antártida recebeu esse nome pela posição geográfica que ocupa, oposta ao outro extremo da Terra. A região, porém, apresenta uma situação distinta, pois é um continente recoberto de gelo. O continente antártico possui importantes recursos naturais, como minério de ferro, carvão e petróleo. No entanto, esses recursos são protegidos da exploração pelo Tratado Antártico, firmado no ano de 1959 com o objetivo de evitar disputas territoriais pelo continente, reivindicado à época por Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia, França, Noruega e Reino Unido.
Atualmente, a Antártida é um território internacional, ou seja, nenhum país exerce soberania sobre o continente. Isso, porém, não significa que não haja países interessados em exercer o controle sobre suas áreas
Nenhum comentário:
Postar um comentário