quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

A EUROPA EM CRISE

Na Europa, milhares de manifestantes saíram às ruas nas cidades de Bruxelas, Madrid, Barcelona, Roma e Londres para protestar contra a crise econômica iniciada nos Estados Unidos em 2008. Por causa dessa crise, muitos países europeus, como Grécia, Portugal e Itália, ficaram com excessivas taxas de endividamento ou, como a Irlanda, com bancos em situação precária. O crescimento da economia desses países ficou em níveis mínimos, com cortes de gastos públicos e ameaças de calote de dívidas públicas. No entanto, a principal consequência da crise de 2008 na Europa foram o desemprego e sérios problemas sociais. Em 2017, autoridades da União Europeia anunciaram que julgavam superada aquela que consideraram ter sido a pior crise financeira vivida desde o período pós-Segunda Guerra Mundial. As economias tinham voltado a crescer e o desemprego havia diminuído na maioria dos países europeus. Contudo, em 2020, a economia dos países europeus foi afetada pelos impactos da pandemia de covid-19. Após mais de dois anos de restrições, a aplicação em massa de vacinas possibilitou a redução dos índices de mortalidade e uma tímida retomada econômica.

O BREXIT

Além da crise econômica, outra importante questão enfrentada pela União Europeia foi a decisão do Reino Unido de sair do bloco político-econômico, aprovada em plebiscito pela maioria da população britânica em 2016. Em 2020, iniciou-se o processo transitório de saída do Reino Unido da União Europeia, que foi concluído oficialmente no início do ano seguinte. A resolução enfraqueceu politicamente a União Europeia, e muitos políticos e estudiosos argumentaram que o maior perdedor em longo prazo, do ponto de vista econômico, será o próprio Reino Unido.

A GUERRA NA UCRÂNIA

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia vinha crescendo desde a anexação da Crimeia pelos russos em 2014. Incentivados pelo governo russo, grupos separatistas ucranianos se insurgiram até tomar o poder das cidades Donetsk e Luhansk. Nas eleições de 2019, na Ucrânia, Volodymyr Zelensky saiu vitorioso com uma plataforma de não alinhamento ao Kremlin, o que ampliou as tensões entre os dois países. Em 2021, a diplomacia ucraniana dava sinais de aproximação com a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan). Para Vladimir Putin, essa possível aproximação foi tida como um avanço do Ocidente à sua suposta zona de influência. Diante disso, o presidente russo ordenou o deslocamento de suas tropas para as fronteiras da Ucrânia. Apesar de o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholzs se encontrarem com Putin em Moscou, todos os esforços diplomáticos desses países não foram suficientes para garantir a paz no Leste Europeu e a Rússia invadiu a Ucrânia, cercando e bombardeando em poucos dias as principais cidades ucranianas.

O 11 DE SETEMBRO DE 2001

Em 1979, durante a Guerra Fria, a União Soviética invadiu o Afeganistão, na Ásia, para garantir que o governo socialista que tinha se instalado naquele país no ano anterior se mantivesse no poder. Em resposta, os Estados Unidos ofereceram armas e treinamento aos guerrilheiros que se opunham à União Soviética. Entre esses guerrilheiros, acredita-se, estava Osama bin Laden, líder islâmico que comandava uma organização paramilitar. Dez anos após a invasão, a União Soviética se retirou do Afeganistão, e diferentes grupos armados passaram a disputar o poder. Depois de uma sangrenta guerra civil, em 1996, o governo afegão foi controlado pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, que estabeleceu uma ditadura teocrática e antiocidental. Ao mesmo tempo, consolidava-se a organização terrorista Al Qaeda, chefiada por Bin Laden, que tinha o objetivo, em nível global, de combater a influência da cultura ocidental sobre os países islâmicos. No dia 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center (símbolos do poder econômico estadunidense), em Nova York, e o Pentágono (símbolo do poder militar estadunidense), em Washington D.C., foram atingidos por três aviões sequestrados por membros da Al Qaeda naquele dia. Os ataques deixaram quase 3 mil mortos e a nação em choque.

OS ESTADOS UNIDOS APÓS OS ATAQUES

Após os ataques de 11 de setembro, o governo do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aprovou leis que, entre outras medidas, permitiam aos Estados Unidos atacar outros países sob a justificativa de combater o terrorismo. Essa política ficou conhecida como Doutrina Bush. Em outubro de 2001, as forças militares dos Estados Unidos e de seus aliados iniciaram um ataque ao Afeganistão, com o objetivo de prender Bin Laden, eliminar a Al Qaeda e depor o governo do Talibã. O passo seguinte, em março de 2003, foi invadir o Iraque, governado por Saddam Hussein, alegando que o país dispunha de armas de destruição em massa e que estaria compactuando com os terroristas. Embora essas armas nunca tenham sido encontradas e a ligação do governo iraquiano com a Al Qaeda não tenha sido comprovada, a invasão militar do Iraque durou cerca de quarenta dias e matou mais de 100 mil civis.

Em 2004, George W. Bush reelegeu-se, apesar do grande descontentamento popular com os efeitos da Doutrina Bush, principalmente as mortes de soldados estadunidenses no Afe ganistão e as acusações de violações dos direitos humanos nas prisões de acusados de terrorismo. Ao longo de seu segundo governo, essa insatisfação se agravou, devido a uma profunda crise econômica que atingiu seu ápice em 2008, poucos meses antes da eleição presidencial daquele ano. A principal razão da crise foi a falta de regulamentação das atividades bancárias, o que permitiu que os bancos dos Estados Unidos emprestassem dinheiro a quem não podia pagar, criando lucros inexistentes.

A impopularidade de Bush ajudou o candidato de oposição a seu governo, o democrata Barack Obama, a se eleger em 2008. Obama tinha o compromisso de mudar as políticas públicas no país com algumas medidas: retirar as tropas estadunidenses do Oriente Médio, controlar o sistema financeiro, proteger o em - prego e a renda dos trabalhadores e criar um sistema público de saúde eficiente. Nem todos os compromissos firmados na cam - panha foram cumpridos por Obama, mas, mesmo assim, ele foi reeleito em 2012.

Em 2016, a empresário Donald Trump, do Partido Re publicano, venceu as eleições presidenciais. No governo, Trump estabeleceu medidas para reverter a reforma no sistema de saúde promovida no governo Obama e diminuir os fluxos de importação e adotou maior rigidez no controle das fronteiras. A controversa política adotada por Trump para conter os impactos da pandemia de covid-19 levou à redução de sua popularidade. Nas eleições de 2020, Trump foi derrotado pelo ex-vice-presidente Joe Biden, que assumiu o governo no ano seguinte.

O Brasil no cenário da globalização

A globalização levou a uma nova realidade econômica, vinculada às ofertas e às demandas internacionais. Os Estados nacionais tiveram de promover regulações internas para que não fossem deixados de lado nessas articulações globais. Nesse sentido, o Brasil precisou repensar sua política externa. Durante a ditadura militar, os esforços brasileiros estiveram focados no desenvolvimento nacional. No entanto, desde a redemocratização e, sobretudo, a partir dos anos 1990, a situação alterou-se profundamente. O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) e a presidência da República passaram a refletir sobre o lugar do Brasil no mundo globalizado.
Com o fim da ditadura, como você já sabe, uma Assembleia Nacional Constituinte foi instalada no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 1o de fevereiro de 1987. A nova Constituição foi promulgada em setembro de 1988. Todo o processo de redemocratização no Brasil, assim como a elaboração da Constituição Federal de 1988, também chamada de “Constituição Cidadã”, foi marcado por muita esperança: o desejo dos cidadãos e cidadãs brasileiros, naquele momento, era o de vivenciar a democracia. No entanto, podemos considerar que a redemocratização no país é até o momento um processo em construção. O Brasil, mantendo um regime democrático há mais de três décadas, enfrenta alguns desafios no aperfeiçoamento de suas instituições e na ampliação dos direitos sociais e da cidadania plena a toda a população. 
No início do século XXI, o país alcançou avanços importantes, com a diminuição das desigualdades, com a ampliação do acesso a diversos direitos por grupos sociais marginalizados, como indígenas, negros, mulheres, homossexuais, camponeses e pobres. No entanto, muitas das conquistas de direitos sociais e avanços econômicos entraram em uma fase de retração após a crise que se iniciou no país com a pandemia da covid-19, com o recente aumento da pobreza, do desemprego e das desigualdades. Atualmente, ainda são grandes os desafios para o amplo desenvolvimento humano, econômico e social no Brasil.

AS POLÍTICAS ECONÔMICAS NA AMÉRICA LATINA

O conceito América Latina é usado para fazer referência à quase totalidade dos países da América do Sul e da América Central, além do México, na América do Norte. Entre os países da América Latina estão Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Cuba.
Em novembro de 1989, foi realizada na cidade de Washington uma reunião convocada por algumas instituições financeiras, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América, com o objetivo de definir um conjunto de medidas econômicas voltado aos países em desenvolvimento, colocando em prática os princípios das políticas neoliberais. Esse evento ficou conhecido como o Consenso de Washington. Durante a década de 1990, a política oficial do FMI para os países em desenvolvimento baseou-se nesse consenso neoliberal. A instituição só realizava empréstimos para os países que seguissem suas recomendações. O Chile foi o país pioneiro na implementação de uma política neo liberal, ainda durante o regime militar de Augusto Pinochet. No entanto, a reunião realizada em Washington visava discutir e promover esses princípios também em outros países da América Latina, como Argentina, Brasil, México, Peru, Venezuela, Bolívia e Colômbia.
Com o início do processo de globalização, na década de 1990, se de um lado ocorreu um aumento da integração entre os países, de outro ocorreu a dependência econômica entre eles.
Nesse contexto, ocorreu a formação de blocos econômicos e acordos de comércio entre diferentes regiões do mundo. No continente americano, os principais blocos formados foram o Mercado Comum do Sul (Mercosul), estabelecido entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em 1991, e o North Free Trade Agreement (Nafta), assinado entre Estados Unidos, Canadá e México, em 1994.
Com o Nafta, intensificou-se a exploração da força de trabalho dos mexicanos pelos estadunidenses por meio da maquila, um regime industrial no qual fábricas dos EUA são instaladas na fronteira com o México com o objetivo de não pagar impostos e obter mão de obra barata. Essas fábricas, chamadas de maquiladoras, já existiam desde a década de 1960, mas se espalharam pelo México com o processo e globalização.

O Mercosul 

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é considerado por especialistas latino- -americanos um importante meio de fortalecimento econômico dos países signatários, entre eles, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Para que o Mercosul se consolide de fato como um bloco econômico forte, os especialistas apontam que os líderes desses países precisam agir em prol da efetiva integração e cooperação entre eles. Essa integração seria favorável para que o Mercosul pudesse negociar melhores condições comerciais diante das maiores economias mundiais, como os Estados Unidos, a China e alguns países europeus.

Políticas neoliberais na América Latina 

Na América Latina, o marco fundador do neoliberalismo foram as políticas implementadas pelo governo do ditador Augusto Pinochet, no Chile, entre 1973 e 1990. Em 1981, por exemplo, o Chile foi o primeiro país do mundo a privatizar a previdência. Com isso, cada trabalhador passou a destinar parte do salário para uma caderneta de poupança. No Brasil, a adoção das políticas neoliberais teve início posteriormente, com o governo de Fernando Collor de Mello, em 1990. 
Na Argentina, as políticas neoliberais foram implantadas principalmente no governo de Carlos Menem, entre 1989 e 1999. Esse governo privatizou estatais, enxugou o quadro de funcionários públicos e reduziu gastos em praticamente todos os setores sociais, como o da educação. Apesar de reduzir a inflação e valorizar a moeda em relação ao dólar, as políticas neoliberais no país causaram empobrecimento da população e concentração de renda. 
Em 1974, os mais ricos concentravam 43,7% da renda do país e, em 1998, 53,2%. O neoliberalismo provocou efeitos diversos na América Latina. Analisemos o caso brasileiro como exemplo: expandiu-se o consumo, principalmente de artigos importados, mas em contrapartida o país se tornou cada vez mais dependente da exportação de matérias-primas – as chamadas commodities – em razão da desvalorização da indústria nacional.
O controle fiscal, a abertura econômica e comercial para o capital estrangeiro e a adoção de uma economia de mercado são princípios centrais na experiência neoliberal na América Latina. A privatização de empresas estatais de infraestrutura, de telecomunicações e de mineração foi amplamente instituída no período. No Brasil, por exemplo, foram aplicadas medidas neoliberais com a privatização da empresa Telebrás, responsável pelas telecomunicações brasileiras, e da mineradora Companhia Vale do Rio Doce. O governo argentino de Carlos Menem vendeu cerca de quatrocentas empresas, incluindo a petrolífera Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF). Na Bolívia, companhias elétricas, ferrovias e empresas de abastecimento de água foram privatizadas. Já no México, ocorreram privatizações de bancos, redes de televisão e serviços como portos e estradas.

O impacto das políticas neoliberais foi enorme em todos esses países latino-americanos. Na Argentina, por exemplo, elas levaram a uma crise econômica que culminou na queda do presidente Fernando de la Rúa, em 2002. Como as proteções sociais nesses países eram frágeis, os índices de desemprego aumentaram e a precarização do trabalho se tornou regra. O desemprego também acirrou a concorrência por vagas e a busca de produtividade, excluindo os cidadãos acostumados com o trabalho assalariado formal.

O impacto das políticas neoliberais foi enorme em todos esses países latino-americanos. Na Argentina, por exemplo, elas levaram a uma crise econômica que culminou na queda do presidente Fernando de la Rúa, em 2002. Como as proteções sociais nesses países eram frágeis, os índices de desemprego aumentaram e a precarização do trabalho se tornou regra. O desemprego também acirrou a concorrência por vagas e a busca de produtividade, excluindo os cidadãos acostumados com o trabalho assalariado formal.


A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

Os blocos econômicos foram formados para enfrentar o poder econômico conquistado com a globalização pelos países mais ricos. Na Europa, formou-se a União Europeia (UE), um bloco econômico e político que tem suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca) e na Comunidade Econômica Europeia (CEE). A União Europeia foi instituída com este nome em 1993. Dentro da UE, a circulação de pessoas, de bens, de serviços e de capitais dos 28 países-membros é facilitada. Em 2016, o Reino Unido, por divergir em questões relacionadas com a imigração, a segurança e a economia, iniciou o processo de saída do bloco. Os países em desenvolvimento também se organizaram em blocos, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). O Mercosul foi criado em 1991 com o objetivo de integrar política, econômica e socialmente seus países-membros. Já a SADC foi criada em 1992 para promover a união comercial e a cooperação econômica.

BRICS Em 2001, sob a configuração da Nova Ordem Mundial, o economista inglês Jim O’Neill criou a sigla Bric para se referir aos quatro países que, segundo se previa na época, apresentariam as maiores taxas de crescimento econômico do planeta nas primeiras décadas do século XXI: Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2006, esses países formaram uma associação política e comercial, a fim de aumentar seu espaço de atuação e seu papel econômico em escala global. Com a inclusão da África do Sul no grupo, em 2011, a sigla passou a ser Brics – o “s” vem de South Africa, o nome oficial da África do Sul em inglês. Os países que compõem o Brics apresentam algumas características em comum, como um mercado consumidor em crescimento, mão de obra disponível e com possibilidade de maior qualificação, recursos naturais em abundância, capacidade de atrair investimentos externos, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e elevação dos níveis do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Reunidas essas condições, e salvaguardadas as diferenças culturais, para Jim O’Neill, o conjunto garantiria aumentos recordes de crescimento econômico. Nos últimos anos, esses países, com exceção da África do Sul, apresentaram índices de crescimento substanciais. No entanto, em 2016, apesar de a Índia ter mantido seu crescimento, a Rússia, o Brasil, a África do Sul e a China registraram desaceleração de suas economias. A importância internacional do Brics representa uma grande modificação da influência dos países-membros nas decisões globais, que, até então, limitava-se às potências, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Japão e Canadá.

O Brics tem buscado formas de solucionar problemas gerados pelos subsídios que muitos governos dos países ricos concedem a seus próprios produtores. Para isso, criaram um banco de reservas financeiras destinado a socorrer os países-membros do bloco em dificuldade econômica. Nesse pacto, também existe o cooperativismo nas relações entre os países, com ajuda científica, acadêmica, cultural, etc. Ao instituir um polo alternativo de poder, o Brics espera criar soluções para a distorção do sistema econômico, que enriquece os países mais ricos e mantém os pobres na miséria.

A DIVISÃO MUNDIAL DO TRABALHO E DA RIQUEZA

A partir da década de 1970, as empresas multinacionais expandiram suas áreas de atuação ao negociar diretamente com os governos dos países nos quais instalavam suas filiais, aproveitando oportunidades de investimentos, ou seja, em troca dos empregos que seriam gerados pelas novas filiais, que obtinham benefícios fiscais. No entanto, esse processo causou – e ainda causa – diversos problemas aos países que acolhem tais multinacionais. Isso porque, cada vez mais, elas buscam benefícios próprios, desconsiderando as implicações econômicas, sociais e ambientais que a instalação de suas filiais gera nos países em que atuam.

A ESPECULAÇÃO

A facilidade de movimentar altas somas de dinheiro em poucas horas e entre diversos países possibilitou aos investidores percorrer o mundo em busca de maiores lucros. Os mercados mais atraentes, mesmo os de países pobres, recebiam muito dinheiro enquanto oferecessem grandes lucros. Porém, a qualquer sinal de ameaça de queda na lucratividade, os investidores transferiam o dinheiro para mercados mais seguros, causando crises e falências nos países que abandonavam. Essa grande quantidade de dinheiro que circula em diferentes países à procura de lucro imediato é chamada de capital especulativo.

Os críticos da política neoliberal apontam para o fato de ela não ter realmente promovido um aumento dos investimentos. Eles argumentam que o fim da regulamentação financeira – ou seja, da participação do Estado em alguns setores – estimulou a especulação, o que favoreceu apenas o enriquecimento de grandes instituições financeiras. Como resultado, ocorreu o avanço do desemprego e da pobreza, agravado pela redução dos gastos públicos com políticas sociais.

A adoção de políticas neoliberais, principalmente por países pobres, tem provocado o enriquecimento de alguns setores empresariais, ao mesmo tempo que tem aumentado a desigualdade e a exclusão social das camadas mais carentes da população.

A DITADURA MILITAR NO PERU

Em 3 de outubro de 1968, o general Juan Velasco Alvarado liderou os militares na derrubada do então presidente Fernando Belaúnde Terry, com o pretexto de expropriar as empresas petroleiras estadunidenses que operavam no Peru. Um dos primeiros atos do novo governo peruano foi nacionalizar a International Petroleum Company (Companhia Internacional de Petróleo), que detinha os direitos de exploração no país. Com base em um discurso nacionalista e contrário à influência dos Estados Unidos na América Latina, Alvarado iniciou uma reforma agrária que garantiu o acesso da população rural a pequenos lotes de terra. Esse processo esteve relacionado a um movimento iniciado em 1963 e que tinha por lema os dizeres: “Tierra o muerte!” (Terra ou morte!). Na ocasião, mais de 300 mil trabalhadores rurais mobilizaram-se para ocupar fazendas improdutivas. Ainda que o regime peruano fosse considerado progressista em comparação aos de outros países da região, ele também restringiu a liberdade de imprensa, fazendo uso da censura, derrubou parlamentares democraticamente eleitos e militarizou todos os aspectos da política nacional.

A partir de 1975, com o governo do general Morales Bermúdez, iniciou-se um processo de abertura política democrática. A influência do regime militar na economia começou a perder força e as medidas reformistas iniciadas na década anterior chegaram ao fim.

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