Pular para o conteúdo principal

A Europa Contemporânea

 Rumo à Europa unida

Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, um sentimento era comum à maioria dos governos e das sociedades europeias: era preciso encontrar um caminho que assegurasse uma paz duradoura para a reconstrução dos países destruídos. Essa reconstrução exigia um esforço gigantesco dos governos e recursos financeiros em grande escala para reerguer cidades, restabelecer as comunicações e reorganizar a economia.
Os recursos financeiros vieram dos Estados Unidos por meio do Plano Marshall, que transferiu para a Europa cerca de 14 bilhões de dólares entre 1947 e 1952. Em 1948, os líderes dos países europeus que se beneficiaram do Plano Marshall criaram a Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE). O objetivo da OECE era planejar como e onde utilizar os recursos do Plano Marshall nas atividades de reconstrução da Europa. Essa organização ofereceu uma das bases para outras experiências de integração do continente.
Assim, em 1951 os governos da França, Alemanha Ocidental, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Países Baixos (Holanda) criaram a Comunidade Europeia dos Carvão e do Aço (CECA). Seis anos depois, em 24 e 25 de março de 1957, representantes desses países assinaram o Tratado de Roma que deu origem à Comunidade Econômica Europeia (CEE), ou Mercado Comum Europeu (MCE). Era o ponto de partida do longo caminho em direção à atual Europeia (EU).
Vejamos agora em que condições estavam as três maiores potências europeias nesse período.

França: guerras coloniais e crise política

Na década de 1950 e no começo dos anos 1960, a vida política na França foi marcada pelas lutas de independência de suas colônias na África e na Ásia. Entre 1945 e 1954, o governo francês enfrentou a Guerra da Indochina, no fim da qual foi obrigado a reconhecer a independência do Vietnã do Norte, do Vietnã do Sul, do Laos e do Camboja. Na África em 1956 o Marrocos e a Tunísia tornam-se independentes. A eles se seguiram, em 1960, o Senegal, Togo, Camarões, Benin, Níger, Burkina Fasso, Costa do Marfim, Chade, Congo, Gabão, Mali, Mauritânia e Madagascar, todos ex-colônias francesas.
Entretanto, a luta de libertação nacional que mais afetou a estabilidade política da França ocorreu na Argélia (norte da África). Nessa região, a guerra de independência teve início em 1954 e só terminou em 1962. Durante o conflito armado, estima-se que morreram cerca de meio milhão de argelinos e centenas de milhares de franceses, entre soldados e colonizadores.

De Gaulle e a Quinta República

Em maio de 1958, as sucessivas derrotas do exército francês na Argélia levaram o general Charles de Gaulle, herói da Segunda Guerra Mundial, a assumir o governo. Dias depois, a Assembleia acional (Parlamento) concedeu-lhe poderes especiais para governar. Nascia assim a chamada Quinta República francesa.
De Gaulle deu início a negociação com a Frente de Libertação Nacional argelina em 1959, contrariando os interesses dos colonialistas que esperavam uma reação militar contra os argelinos. Essas negociações levaram aos acordos de 1962 e ao fim da guerra, com o reconhecimento da independência da Argélia pelos franceses.
Em política externa, De Gaulle procurou se contrapor à hegemonia dos Estados Unidos no mundo ocidental. Assim, em 1966 levou a França a se afastar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Ao mesmo tempo, estimulou as pesquisas que levariam ao controle da bomba atômica pela França.
Em 1968, o apoio popular ao seu governo diminuiu graças a dois acontecimentos: as manifestações estudantis de maio de 1968 e um plebiscito no qual De Gaulle foi derrotado pelo voto. No ano seguinte, De Gaulle renunciou e novas eleições foram realizadas.

Grã-Bretanha: o fim da grande potência

Em 1945, com o fim da Segunda Guerra, o primeiro-ministro da Inglaterra, Winston Churchill, do Partido Conservador, foi derrotado nas eleições por Clemente Atlee, líder do Partido Trabalhista. Atlee realizou amplas reformas sociais e estatizou serviços e empresas estratégicas. Seu governo trabalhista deu origem ao Welfare State (Estado de bem-estar social) na Inglaterra, ou seja, um Estado baseado em programas de assistência aos cidadãos que incluíam educação, saúde, habitação, auxílio-desemprego, aposentadoria, etc.Ao contrário dos franceses e dos alemães, os ingleses não mostraram interesse em participar de acordos como o que criou o Mercado Comum Europeu. O governo e a elite britânica imaginavam que esses acordos limitariam sua política de livre-comércio e diminuiriam suas possibilidades de voltar a ser uma grande potência europeia e mundial. Entretanto, as duas grandes guerras, a ascensão da União Soviética e o ritmo de crescimento dos Estados Unidos não dariam margem para uma nova hegemonia britânica.
Em 1956, uma disputa internacional pelo cana de Suez (no Egito) revelou definitivamente o papel secundário do país diante do poder da União Soviética e dos Estados Unidos.
Sete anos depois, em 1963, a Grã-Bretanha solicitou sua integração à Comunidade Econômica Europeia (CEE), mas o pedido foi vetado pelo presidente De Gaulle. Apenas em 1973 o pedido seria aceito. Entretanto, apesar de fazer parte da União Europeia, o governo britânico mantém reservas quanto à política econômica do bloco. Enquanto quinze países europeus já adotaram o euro como moeda corrente, os ingleses ainda conservam a libra como moeda nacional.

A Europa na década de 1970

Em 1973, além da Grã-Bretanha, passaram a integrar o Mercado Comum Europeu a Irlanda e a Dinamarca. Formou-se assim a chamada Europa dos Nove. Em 1979, a população dos nove países elegeu pela primeira vez os 410 membros do Parlamento Europeu por meio do sufrágio universal.
Em meados dos anos 1970, crises políticas em Portugal e Espanha marcaram o fim das mais longas ditaduras da Europa ocidental. Em Portugal a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, sob a liderança de jovens oficiais do exército, provocou a derrubada do governo de Marcelo Caetano, sucessor do ditador Oliveira Salazar. As primeiras eleições livres do país, em 1975, levaram à vitória de Mário Soares, líder do Partido Socialista.
Na Espanha, a morte do general Franco, em 1976, encerrou quatro décadas de ditadura e deu início a um processo de democratização sob a liderança do rei Juan Carlos de Borbón. Um novo governo foi organizado sob a chefia de Adolfo Suárez, um político conservador. Em 1986, a Espanha e Portugal ingressaram na Comunidade Econômica Europeia.

A rebelião de maio de 1968 na França

No início de maio de 1968, estudantes universitários e secundaristas saíram às ruas de Paris para protestar contra as velhas estruturas de ensino e para exigir mais democracia nas escolas e universidades. A repressão policial, sob as ordens do presidente De Gaulle, não foi suficiente para impedir as manifestações. Pelo contrário, provocou a solidariedade dos trabalhadores. Uma greve geral foi decretada e, em alguns dias, cerca de 9 milhões de operários cruzaram os braços, exigindo melhores condições de vida.
Rapidamente, o movimento ganhou novos adeptos das mais diversas classes sociais e assumiu significados mais amplos. No início, era uma forma de criticar a universidade. Com o passar dos dias, os jovens começaram a contestar igualmente os valores tradicionais e conservadores. Também criticavam o apelo ao consumo exagerado das sociedades capitalistas. Eles afirmavam que a família, a escola e o Estado reprimiam os indivíduos, transformando-os em seres infelizes e obedientes.
Em fins de maio o governo assinou um acordo com as organizações dos trabalhadores, aumentando o salário mínimo e ampliando a liberdade sindical. Entretanto, as bases operárias consideraram insuficientes os termos do acordo e mantiveram a greve geral. Em 30 de maio, De Gaulle dissolveu a Assembleia Geral e convocou novas eleições, esperando reconquistar a legitimidade de seu governo. De fato, as eleições legislativas do mês seguinte garantiram ampla maioria para o partido gaulista. A ordem foi restabelecida e o movimento grevista foi pouco a pouco se extinguindo.
Apesar de ao ter alcançado todos os seus objetivos, o maio de 1968 na França marcou profundamente a cultura de grande parte da juventude ocidental, a tal ponto que alguns historiadores se referem a ele como uma revolução cultural.
A partir de Paris, os ideais do Maio Frances se irradiaram para outras grandes cidades do mundo, como a cidade do México, o Rio de Janeiro e São Paulo. Em cada lugar, os estudantes articularam os lemas da rebelião francesa às demandas das sociedades nacionais. No Brasil, por exemplo, as lutas estudantis tornaram-se nitidamente, um foco de contestação ao regime militar.

A reunificação da Alemanha

A divisão da Alemanha em dois países independentes marcou sua história desde fins dos anos 1940. Região estratégica na Guerra Fria, a Alemanha foi palco de disputas ideológicas entre o bloco capitalista e o bloco comunista.
Em 1961, o governo da Alemanha Oriental (comunista) ergueu um muro de aproximadamente 66 km, separando Berlim Ocidental do território comunista. O muro foi construído por ordem do governo soviético para impedir que os alemães do lado comunista fugissem para a área capitalista.
Durante as décadas de 1950 e 1960, as relações entre as duas Alemanhas foram politicamente tensas. Não havia trocas comerciais ou culturais entre elas. A partir do governo socialdemocrata de Willy Brandt, eleito Chanceler (primeiro-ministro) em 1969, a situação começou a mudar. Brandt adotou novas estratégias políticas para se aproximar da Alemanha Oriental e dos demais países do bloco comunista.
A política de Brandt diminuiu as tensões diplomáticas e representou o primeiro passo para a reaproximação dos dois países. Nos aos 1980, a chegada do democrata-cristão Helmuth Kohl ao governo não modificou as negociações com a União Soviética e a Alemanha Oriental.
A queda do muro, em novembro de 1989, acelerou o fim da divisão. Em outubro do ano seguinte, era proclamada a reunificação da Alemanha sob a liderança de Helmuth Kohl. No início, o novo país enfrentou sérias dificuldades, pois as duas regiões haviam passado por experiências muito diferentes.
Enquanto a Alemanha Federal (Capitalista) havia crescido num ritmo acelerado, com intensa industrialização, a Alemanha Democrática (Socialista) tinha sérios problemas econômicos e um baixo nível tecnológico.
Atualmente, um dos grandes desafios do governo alemão ainda continua sendo diminuir as desigualdades entre as duas regiões do país.

Da Europa dos Nove à Europa dos Doze

No início dos anos 1980, importantes acordos foram assinados para fortalecer a cooperação econômica e unidade política entre nove países-membros da Comunidade Europeia.
Em 1986, a Grécia, Portugal e Espanha aderiram aos acordos da Comunidade Europeia. O bloco passava agora a ser chamado de Europa dos Doze. No mesmo ano, a Comunidade Europeia ampliou os poderes do Parlamento Europeu e suprimiu os obstáculos ao livre-comércio.
O fim do bloco socialista, no final dos anos 1980, deu início a tentativas de incorporação dos países do Leste europeu à Comunidade Econômica Europeia. Entretanto, as diferenças econômicas, políticas e culturais entre os países-membros e os futuros integrantes transformaram-se em obstáculos para a integração.

O nascimento da União Europeia

Ainda como Europa dos Doze, em 1992 foi assinado na Holanda o Tratado de Maastricht, que substituiu o nome Comunidade Europeia pelo atual União Europeia (UE). No tratado foram definidas também novas regras para a futura moeda comum, o euro, e para uma política externa conjunta. O tratado avançou ainda na integração e na cooperação entre os países no campo da Justiça e dos assuntos internos.
Em janeiro de 1933, foi estabelecida a livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais entre os países integrantes da união Europeia. Dois anos depois, a Suécia, a Finlândia e Áustria ingressaram na União Europeia, que passou a contar com quinze países-membros. No mesmo ano, os acordos de Schengen aboliram os postos de controle de passaporte nas fronteiras entre sete países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal, França, Luxemburgo e Holanda. Mais tarde, outros países foram incluídos nos acordos.
Em 2004, vários países do Leste europeu – Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslováquia, Estônia, Eslovênia e República Checa – ingressaram o bloco. O mesmo fizeram as ilhas do Mediterrâneo Malta e Chipre. Em 2007, a Bulgária e a Romênia também se integraram, formando uma comunidade de 27 países. Hoje são candidatos a ingressar na União Europeia a Macedônia, a Turquia e a Croácia.
A partir de janeiro de 1999, diversos países-membros adotaram o euro como moeda para transações comerciais e financeiras. Atualmente, o euro é utilizado como moeda única em quinze países que representam dos terços da população da União Europeia.

Uma Constituição para a Europa

No segundo Tratado de Roma, firmado em 2004, foi anunciada uma Constituição assinada pelos chefes de Estado das 25 nações que compunham na época a União Europeia. A carta, entretanto, só poderia ter validade se fosse aprovada pela população dos países membros. Em alguns desses países, a aprovação deveria ser feita pelo Parlamento. Em outros, por intermédio de referendos. Em dois desses últimos países (França e Holanda), o resultado da consulta popular foi negativo: em 2005, franceses e holandeses rejeitaram o projeto de Constituição Europeia.

Desafio: a imigração

Nos aos 1950, o imigrante era recebido na Europa com benefícios do Estado, pois havia necessidade de mão de obra para reconstruir a economia do continente. Hoje, ao contrário, os líderes da União Europeia discutem formas de controle da imigração e procuram fechar os acessos em portos e aeroportos. Novas leis dificultam a permanência de estrangeiros nos países europeus.
Em janeiro de 2006, estimativas da União Europeia indicavam que havia no continente cerca de 18,5 milhões de imigrantes, cerca de 4% da população do bloco. Com o aumento do desemprego e o agravamento da crise social, vários países começaram a responsabilizar o imigrante pelos problemas.
As políticas europeias de imigração diferenciam dois tipos de imigrantes: de um lado, o imigrante pobre, sem qualificação profissional e originário de países subdesenvolvidos; de outro, o imigrante com alto nível de formação profissional, que estudou em boas universidades e tem domínio fluente de mais de um idioma.

Os sem-direitos

Os imigrantes pobres chegam em maior número. Em geral, aceitam condições precárias de vida. Vivem em moradias pequenas e trabalham em empregos ilegais na construção civil, no setor de limpeza doméstica, nos bares e restaurantes ou na agricultura. Inúmeras empresas preferem contratar imigrantes em situação ilegal. Assim, podem pagar salários mais baixos e se livrar de impostos, pois o trabalhador ilegal não tem direitos assegurados.
Em geral, o imigrante pobre é visto como responsável pelo aumento do desemprego e dos índices de violência, pela introdução de costumes estranhos a cultura da região e pelas tensões sociais. Entretanto, muitas dessas pessoas provêm de ex-colônias europeias na África, arrasadas por décadas de exploração colonial e sem condições de oferecer oportunidades de emprego e desenvolvimento humano. A emigração para a Europa é, muitas vezes, a última esperança de encontrar trabalho e melhorar de vida.
Dados oficiais da União Europeia estimam que existem no continente entre 3 e 8 milhões de imigrantes ilegais (pobres) e que, a cada ano, entram ilegalmente de 350 e 500 mil novos estrangeiros. Ainda segundo estimativas da União Europeia, o trabalho dos imigrantes ilegais representa hoje de 7% a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) europeu.
Já os imigrantes com boa formação profissional são bem-vistos por governos e sociedades da União Europeia. Eles chegam em número reduzido e ocupam postos de trabalho para os quais não há profissionais suficientes na Europa. Isso porque o número de jovens em relação a população adulta europeia tem diminuído a cada ano. Nas áreas de alta tecnologia não existem jovens suficientes em vários países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zabala - Os ‘materiais curriculares’

  Os ‘materiais curriculares’ e outros recursos didáticos O PAPEL DOS MATERIAIS CURRICULARES Os materiais curriculares, corno variável metodologicamente são menosprezados, apesar de este menosprezo não ser coerente, dada a importância real que têm estes materiais. Uma olhada, mesmo superficial, permite que nos demos conta de que os materiais curriculares chegam a configurar, e muitas vezes a ditar, a atividade dos professores. A existência ou não de determinados meios, o tipo e as características formais, ou o grau de flexibilidade das propostas que veiculam são determinantes nas decisões que se tomam na aula sobre o resto das variáveis metodológicas. A organização grupai será cie um tipo ou de outro conforme a existência ou não de suficientes instrumentos de laboratório ou de informática; as relações interativas em classe serão mais ou menos cooperativas conforme as caraterísticas dos recursos; a organização dos conteúdos dependerá da existência de materiais com estruturações disc

A Revolução Francesa

O Antigo Regime – ordem social que garantia os privilégios do clero e da nobreza – foi sendo abalado e destruído lentamente por uma série de fatores, como as revoluções burguesas na Inglaterra, o Iluminismo, a Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos da América. Mas o fator que aboliu de vez o Antigo Regime foi a Revolução Francesa (1789-1799), uma profunda transformação sócio-política ocorrida no final do século XVIII que continua repercutindo ainda hoje em todo o Ocidente. O principal lema da Revolução Francesa era “liberdade, igualdade e fraternidade”. Por sua enorme influência, a Revolução Francesa tem sido usada como marco do fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. Embora não tenha sido a primeira revolução burguesa ocorrida na Europa, foi, com certeza, a mais importante. 1. Situação social, política e econômica da França pré-revolucionária a) Sociedade A França pré-revolucionária era um país essencialmente agrícola. O clero e a nobreza possuíam en

SIMBOLISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

  O Simbolismo, assim como o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo, é um movimento literário do final do século XIX. No Simbolismo , ao contrário do Realismo , não há uma preocupação com a representação fiel da realidade, a arte preocupa-se com a sugestão. O Simbolismo é justamente isso, sugestão e intuição. É também a reação ao Realismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgate da subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se no Simbolismo uma aproximação com os ideais românticos, entretanto, com uma profundidade maior, os simbolistas preocupavam-se em retratar em seus textos o inconsciente, o irracional, com sensações e atitudes que a lógica não conseguia explicar. Veja as comparações: Parnasianismo 1. Preocupação formal que se revela na busca da palavra exata, caindo muitas vezes no preciosismo; o parnasiano, confiante no poder da linguagem, procura descrever objetivamente a realidade. 2. Comparação da poesia com as artes plásticas, sobretudo com a escultura. 3. Ativid