As cidades brasileiras surgiram de diversas maneiras. Algumas, como Ouro Preto (MG) e a Cidade de Goiás, conhecida como Goiás Velho (GO), surgiram do desenvolvimento de atividades econômicas como a extração de ouro. Elas funcionavam como pontos de abastecimento e apoio para comerciantes e exploradores de pedras preciosas e ouro, que se abasteciam antes de se dirigirem às minas.
Outras, como Salvador (BA) e Recife (PE), cresceram a partir da construção de fortes para proteção contra inimigos. Veja a foto ao lado. Não por acaso estas cidades estão junto ao litoral, que era por onde poderiam surgir inimigos na época.
Algumas cidades do Brasil foram planejadas, isto é, foram desenhadas antes de serem criadas, como ocorreu em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO), entre outras. As cidades planejadas cresceram mais que o previsto e hoje apresentam dificuldades semelhantes às das demais, como no deslocamento interno.
As inúmeras situações de ocupação ilegal de terrenos ou mesmo a presença de atividades comerciais em áreas residenciais confirmam que as normas de controle de ocupação urbana não foram seguidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário