sábado, 10 de dezembro de 2022

A administração Truman (1945-1953)

Com a morte de Franklin Delano Roosevelt, o vice-presidente do Partido Democrata Harry Truman, assumiu o governo, sendo reeleito para o período de 1948 a 1952.

O fim da Segunda Guerra Mundial e a emergência da União Soviética como força antagônica transformaram o American Way of Life em bastião contra os inimigos dos valores capitalistas, além de fortalecer o anticomunismo. Além do Intenso crescimento industrial no período, o governo Truman caracterizou-se pelo início da Guerra Fria e suas mais intensas manifestações. A confrontação anticomunista e a necessidade de fortalecer o bloco capitalista deram origem ao Plano Marshall e a Doutrina Truman.
A aceleração econômica e a elevação do padrão de vida norte-americano foram fundamentais para que a sociedade americana apoiasse a futura política de combate ao avanço socialista. O consumo das classes trabalhadoras cresceu de modo espetacular e o modelo capitalista alcançou sua máxima expressão nos anos 50 e 60. A maneira de ser e de viver da superpotência capitalista tornou-se modelo de referência para todo seu bloco.
O apelo do ex-chanceler britânico Winston Churchill, em 1946, para que os Estados Unidos assumissem o papel de "protetores do mundo livre" e socorressem econômica e militarmente a Europa (em particular, a Grécia e a Turquia, países em crise e geograficamente próximos ao bloco socialista), levou, a partir de 1947, à formação e adoção da Doutrina Truman e do Plano Marshall. Nascia a Guerra Fria.
A criação da Otan e o envolvimento norte-americano na Guerra da Coréia demonstram que, no plano político militar, o presidente Truman procurou fortalecer o seu bloco tanto por meio de alianças, como por confrontos armados. Enquanto isso, do outro lado, os soviéticos conseguiram produzir a bomba atômica (1949) e a Revolução Chinesa (1949) foi vitoriosa.
A resposta a essa situação no plano interno foi a ideia de qualquer oposição ao governo era sinal de antiamericanismo ou  comunismo, produto de sabotagem e traição nacional. À frente dessa histeria política, estava o senador Joseph MacCarthy, que iniciou uma verdadeira "caça às bruxas", forjando processos e delações e disseminando o pânico comunista pela sociedade. O macarthismo atingiu seu auge com o "caso Rosenberg" a prisão e o julgamento do casal judeu Ethel e Julius Rosenberg, acusados de passar segredos da bomba atômica aos soviéticos. Depois de tumultuado processo e da censura e pedido de clemência de muitos países, foram ambos executados, em 1953. A febre macarthista atingiu todo o país, só refluindo no mandato do presidente Eisenhower.



Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...