sábado, 10 de dezembro de 2022

Bill Clinton: anos de prosperidade

Seu nome completo é William Jefferson Clinton (seu apelido foi, primeiramente, Blythe). É o segundo presidente mais jovem na história dos Estados Unidos, depois de John F. Kennedy.
Foi professor no Arkansas, tendo sido eleito em 1978, aos 32 anos de idade, governador de seu Estado natal. Foi reeleito sucessivamente para o cargo de 1983 a 1992.
Candidatou-se às eleições presidenciais de 1992, vencendo o presidente anterior, o republicano George Bush.
Em 3 de novembro de 1992, os norte-americanos elegeram o candidato do Partido Democrata, Bill Clinton, como o 42º presidente dos Estados Unidos.  Sua posse, em 20 de janeiro de 1993, foi revestida de um caráter de verdadeira celebração, após 12 anos de governos republicanos. 
Apesar de o Senado e a Câmara de Representantes terem passado também a ser dominados por seu partido, Clinton – primeiro democrata a ocupar a Presidência dos EUA após 12 anos de governos republicanos – foi incapaz de pôr em prática durante o primeiro mandato sua política social e econômica, deparando com a resistência de grupos de pressão organizados, além de ideologias políticas. Exemplos disso são a reforma da saúde, a segurança interna ou a redução da dívida pública.
Naquele momento, a situação econômica dos Estados Unidos já era melhor: havia crescimento econômico e o desemprego começava diminuir. Esse crescimento se deveu à orientação do governo Clinton e ao fato de os gastos militares terem diminuídos para 3% do PIB (Produto Interno Bruto), permitindo novos investimentos nos setores produtivos (antes de Clinton, os gastos militares chegaram a 6% do PIB).
Com a perda da maioria democrática em ambas as câmaras em 1994, que não foi recuperada nas eleições de 1996, sua política interna, em profunda divergência com a da oposição republicana, sofreu sérias restrições.
Na política externa, teve de enfrentar um número crescente de conflitos regionais. Contudo, depois de um começo titubeante, Clinton reafirmou o papel dos Estados Unidos como potência mundial, sempre sob a proteção da Otan, comandando o processo de paz no conflito da Bósnia (acordos de Dayton, 1995).
Sustentado por esse crescimento, em 1996 Clinton se reelegeu para um segundo mandato. Ao vencer as eleições presidenciais de 1996, tornou-se o primeiro presidente democrata a conseguir a reeleição depois de Franklin D. Roosevelt. Seus oito anos no poder seriam marcados pela prosperidade econômica.
Apesar disso, Clinton não conseguiu eleger seu sucessor: nas eleições de 2000, o candidato republicano George W. Bush (filho do ex-presidente George Bush) acabou vencendo Al Gore, vice-presidente no governo Clinton e candidato do Partido Democrata, em uma tumultuada apuração de votos.



Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...