quinta-feira, 25 de julho de 2024

A ÍNDIA E O PAQUISTÃO

Segundo dados do Banco Mundial, em 2020, a população da Índia era de aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes, o que corresponde a cerca de um sexto da população mundial. O país apresenta mais de 20 idiomas, originados, em parte, da influência linguística dos colonizadores (inglês e francês). A cultura indiana é marcada pela religião hindu, tradição presente há 4 mil anos.

O processo de independência da Índia – a chamada Partilha da Índia – deu origem a dois países: Índia e Paquistão. O Paquistão, por sua vez, tinha seu território separado em duas partes: Oriental e Ocidental, a leste e a oeste da Índia.
Desde 1947, três guerras já ocorreram entre Índia e Paquistão por causa da região da Caxemira, que tem grande relevância estratégica, pois apresenta terras altamente férteis, compõe o eixo de ligação norte-sul e abriga nascentes de rios importantes, como o Indo, que corre em direção à Índia. Esses conflitos geram grande preocupação mundial, já que os países envolvidos possuem arsenal nuclear. Com o fim do domínio britânico, Índia e Paquistão retomaram a disputa pela
Caxemira, uma região com maioria muçulmana, mas que está sob o domínio indiano.
Atualmente, movimentos separatistas da Caxemira, como a Frente de Libertação de Jammu e Caxemira, com a interferência do Paquistão, lutam pela independência da região em relação à Índia. A maioria dos habitantes da Caxemira é muçulmana (predominante no Paquistão), perfil que destoa da maioria da população hinduísta que vive na Índia.
Além do Paquistão e da Índia, a China também participa da disputa pelo território da Caxemira. Com um histórico anterior de conflitos armados, a ameaça de confronto na região é constante. Na década de 1970, as constantes divergências entre duas das áreas que compunham o Paquistão provocaram a divisão deste em dois países independentes: Paquistão e Bangladesh. Foi nesse período que a Índia e o Paquistão retomaram a disputa pela Caxemira.

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...