quinta-feira, 25 de julho de 2024

Hallyu: a onda cultural sul-coreana

A partir dos anos 2000, com a expansão do acesso à internet e às redes sociais, o consumo dos k-dramas (séries  coreanas) e do k-pop (gênero musical produzido no país) vem aumentando exponencialmente em diversos países.
Essa divulgação da cultura coreana é chamada de Hallyu, a “onda coreana”. Essa palavra representa os investimentos econômicos que a Coreia do Sul tem feito na cultura do país ao longo das últimas décadas. É possível notar, por exemplo, a maior presença dessas produções em grandes plataformas de streaming do mundo todo.
É provável que você já tenha ouvido falar de K-pop e doramas, tenha usado um produto de beleza importado da Coreia do Sul ou assistido ao aclamado filme “Parasita”, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2020.
Além do cinema e da música, outros produtos como cosméticos, jogos de vídeo game, roupas e alimentos, por exemplo, também sofreram um aumento das importações em decorrência da Hallyu.
Esses, e outros movimentos, são resultado dos esforços do governo sul-coreano para sair da crise econômica nos anos 90. Impulsionar a cultura internacionalmente para atrair turistas e aquecer a produção interna foi a solução que, especialmente nos últimos anos, tem dado incríveis resultados para o país

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...