As principais manifestações artísticas do início do
século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do Modernismo literário.
Costuma-se chamar de Vanguarda Europeia o conjunto de
movimentos artísticos, não só na literatura, mas também na pintura e escultura,
que apresentavam no início do século XX o comum desejo de renovação, de
rompimento com as estéticas tradicionais. Vanguarda europeia é rebeldia, é
negação.
Veja quais foram esses movimentos:
* FUTURISMO
* EXPRESSIONISMO
* CUBISMO
* DADAÍSMO
* SURREALISMO
O início do século XX caracteriza-se como um período
marcado por grandes e rápidas transformações tecnológicas. Literalmente
rápidas. Essa é era da eletricidade, do automóvel, do avião, ou seja, é o
momento da velocidade, provocada pelo aperfeiçoamento das máquinas e pela
crescente industrialização.
O Futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua
rebeldia toda a população da época.
Veja uma imagem futurista:
Nesse quadro, chamado O Dinamismo de um automóvel, de Luigi Russolo, encontramos uma
característica marcante do Futurismo: a velocidade, o movimento e a força das
máquinas representados nas fortes cores e traçados.
O principal representante do
Futurismo foi o escritor italiano Marinetti,
que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela
pontuação. Para esse autor tudo deveria ser novo e rápido, seu desejo era a
exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado.
O Futurismo apresentou vários manifestos. Veja um fragmento
do mais conhecido, escrito por Marinetti:
“Nós queremos cantar o amor ao perigo, o
hábito à energia e à eternidade.
Os elementos essenciais de nossa poesia
serão a coragem, a audácia e a revolta.
Tendo
a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono,
nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo
ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
Nós
declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza
da velocidade. Um automóvel de corrida (...) é mais belo que a Vitória de
Samotrácia (...)
Nós queremos glorificar a guerra – única
higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos
anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher.
Nós
queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e
todas as covardias oportunistas e utilitárias”.
Vitória de Samotrácia é o nome de uma famosa escultura grega que se
encontra no Louvre, em Paris, considerada uma das obras de arte mais perfeita
de todos os tempos (O Louvre é um dos museus mais famosos do mundo).
O próximo movimento é de origem
alemã e caracteriza-se pela expressão do mundo interior, pela expressão das
imagens independentemente dos conceitos de beleza. O importante era a
expressão, daí ser conhecido como Expressionismo.
Veja uma pintura expressionista:
Perceba a densidade expressionista dessa pintura. A
imagem parece transformar-se na própria dor do homem que gritava.
As principais características desse
movimento foram:
*Composições
abstratas
*Subjetivismo
*Ilogismo
Composições abstratas = Assim como na pintura, os escritores
expressionistas também gostavam de deformações abstratas do real.
Subjetivismo = O artista expressionista desejava a expressão
violenta do subjetivo, das emoções, do mundo interior.
Ilogismo = Uma
vez que tudo era expressão não havia a preocupação com a lógica do mundo
exterior como nas estéticas anteriores.
Lês Demoiselles d’Avignon
Essa pintura de Pablo Picasso, de 1907, é considerada
por muitos estudiosos o marco inicial do Cubismo
e da arte moderna. Perceba que as formas são geometrizadas, com cores duras e
chapadas. Picasso conseguiu romper com séculos de tradição artística.
Na pintura, as formas geométricas
e os objetos vistos sob vários ângulos simultaneamente caracterizam o Cubismo.
Veja as características do Cubismo na
literatura:
* Ilogismo
*Linguagem
caótica
* Tempo presente
* Humor
Ilogismo = Os textos cubistas são marcados pela supressão da lógica
formal. O pensamento não é racional, ele aparece entre o consciente e o
inconsciente do escritor.
Linguagem caótica = Como não há uma lógica, as palavras são soltas,
dispostas aparentemente de uma forma aleatória.
Tempo presente = Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu
tempo, o tempo presente, tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo:
viagens, paisagens e visões exóticas.
Humor = Muito comum nos textos cubistas, provocado não só pelas
ironias, mas pela própria disposição gráfica das palavras.
Veja uma imagem do próximo movimento:
Perceba nesse quadro, chamado É o chapéu que faz o homem, 1920, de Max Ernst, a justaposição dos
objetos, associados livremente. A liberdade artística foi uma grande
característica do movimento chamado Dadaísmo.
O Dadaísmo é considerado por muitos, o mais radical de todos os
movimentos da Vanguarda Européia. Ele era a negação de todos os valores
culturais existentes há séculos. O dadaísmo é a estética do absurdo, do
incoerente, do ilógico, a começar pelo próprio nome. Quando indagado sobre o
significado da palavra dada, Tristan
Tzara, o criador do Dadaísmo, afirma que dada
não significava nada, que ele encontrou essa palavra ao acaso, abrindo um
dicionário. Os dadaístas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e
todos.
Veja como escrever um poema
dadaísta a partir de uma receita dada pelo próprio criador do movimento:
“Pegue
um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que
você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção algumas
palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um após o outro.
Copie conscienciosamente na ordem em que
elas são tiradas do saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor infinitamente original e
de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público”.
Tristan Tzara
Nessa conhecida pintura de Salvador Dali, chamada A persistência da Memória, encontramos
relógios derretendo, numa espécie, de sonho, de sugestão sobre a brevidade do
tempo e da vida. Esse quadro é um dos símbolos do Surrealismo.
Os escritores surrealistas, influenciados pelos
estudos de Freud, mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo
sonho, considerado a expressão máxima da liberdade humana. Através do sonho o
homem estava livre de toda crítica, de toda censura e principalmente da lógica.
Veja um texto surrealista:
As
realidades
(fábula)
Era uma vez uma realidade com suas
ovelhas de lã real a filha do rei passou
por ali
E as ovelhas baliam que linda que está a re
a re a realidade.
Na noite era uma vez
uma realidade que sofria de insônia Então
chegava a madrinha fada e realmente levava-a pela mão a re a re a realidade.
No trono havia uma vez um velho rei que se
aborrecia e pela noite perdia o seu manto e por rainha puseram-lhe ao lado a re
a re a realidade.
CAUDA: dade dade a reali
Dade dade a realidade
A real a real
Idade idade dá a reali
Ali
A re a realidade
Era uma vez a REALIDADE.
Louis Aragon
Nenhum comentário:
Postar um comentário