1 – Os Jesuítas
Foram os jesuítas os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba, acompanhando todas as suas lutas de colonização. Vieram desde as primeiras expedições de conquista.
Chegaram
primeiro dois padres, Simão Travassos e Jerônimo Machado; depois vieram
outros, entre os quais, Francisco Fernandes, Manuel Correia e Baltasar
Lopes. O visitador da Companhia, Cristóvão de Gouvêa, mandou que o
padre Jerônimo Machado relatasse todas as lutas da Paraíba, escrevendo-as no “Sumário das Armadas”.
Sabe-se que em 1591 já havia residência dos padres jesuítas nesta Capitania,
Ao
mando de Frutuoso Barbosa, os jesuítas se puseram a construir um
colégio na Filipéia. Porém, devido a desavenças com os franciscanos, que
não usavam métodos de educação tão rígidos como os jesuítas, a idéia
foi interrompida.
Aproveitando
esses desentendimentos, o rei que andava descontente com os jesuítas
pelo fato de estes não permitirem a escravização dos índios, culpou os
jesuítas pela rivalidade com os franciscanos e expulsou-os da capitania.
Cento e quinze anos depois, os jesuítas voltaram a Paraíba fundando um
colégio onde ensinavam latim, filosofia e letras. Passando algum tempo,
fundaram um Seminário junto à igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Atualmente essa área corresponde ao jardim do Palácio do Governo.
Em
1728, os jesuítas foram novamente expulsos. Em 1773, o Ouvidor-Geral
passou a residir no seminário onde moravam os jesuítas, com a permissão
do Papa Clemente XIV.
2 – Os Franciscanos
Atendendo a Frutuoso Barbosa, chegaram os padres franciscanos, com o objetivo de catequizar os índios.
O
Frei Antônio do Campo Maior chegou com o objetivo de fundar o primeiro
convento da capitania. Seu trabalho se concentrou em várias aldeias, o
que o tornou importante.
No
governo de Feliciano Coelho, começaram alguns desentendimentos, pois os
franciscanos, assim como os jesuítas, não escravizavam os índios.
Ocorreu que depois de certos desentendimentos entre os franciscanos,
Feliciano e o governador geral; Feliciano acabou se acomodando junto aos
frades.
A
igreja e o convento dos franciscanos foram construídos em um sítio
muito grande, onde atualmente se encontra a praça São Francisco.
3 – Os Beneditinos
O superior dos beneditinos tinha interesse em fundar um convento na Capitania da Paraíba.
O
governador da capitania recebeu o abade e conversou com o mesmo sobre a
tal fundação. Resolveu doar um sítio, que seria a ordem do superior
geral dos beneditinos.
A
condição imposta pelo governador era que o convento fosse construído em
até dois anos. O mosteiro não foi construído em dois anos, mesmo assim,
Feliciano manteve a doação do sítio.
A igreja de São Bento se encontra atualmente na Rua Nova, onde ainda há um cata-vento em lâmina, construído em 1753.
4 – Os missionários carmelitas
Os carmelitas vieram à Paraíba a pedido do cardeal D. Henrique. Quando chegaram à Paraíba o Brasil estava sob domínio espanhol. Os carmelitas chegaram fundaram um convento e iniciaram trabalhos missionários.
O convento de Nossa Senhora do Carmo deve ter sido construído na Paraíba em 1591, com a sua igreja. Ele foi todo edificado
A
história dos carmelitas aqui na Paraíba é incompleta, uma vez que
vários documentos históricos foram perdidos nas invasões holandesas.
Em
1763, Frei Manuel de santa Teresa restaurou o convento, mas logo este
foi demolido para servir de residência ao primeiro bispo da Paraíba, D.
Adauto de Miranda Henriques.
5 – O prestígio da Igreja e o Tribunal do Santo Ofício
A
Igreja naquela época dispunha de enorme prestígio. Habitualmente a
obtenção de sesmarias era acompanhada do levantamento de capelas, pelos
sesmeiros, como símbolo da posse da terra. No interior das casas grandes
e fazendas não faltava o oratório, para o terço em família, sendo que
também se rezava as refeições. Nas vilas e cidades, as missas faziam-se
obrigatórias e o sino das igrejas regulava a vida das habitantes. As
eleições eram paroquiais e, cedo, as famílias da classe dominante
adquiriram o costume de converter um dos filhos em padre.
Ressalte-se
que o clero regular, de franciscanos, jesuítas, beneditinos e
carmelitas, dispunha de propriedades, engenhos e escravos, na sede da
capitania e fora dela, com o que participava da ocupação da terra.
Com o clero secular chegou à Paraíba, em
Análise Social; Igrejas
As principais igrejas da época colonial foram as seguintes:
- A Matriz de Nossa Senhora das Neves;
- A Igreja da Misericórdia;
- A Igreja das Mercês;
- A igreja de N. S. do Rosário dos Pretos;
- A Capela de N. S. da Mãe dos Homens;
- A Igreja do Bom Jesus do Martírio
Povoados, Vilas, Cidades e seus Padroeiros
Quase todas as povoações, vilas e cidades nasceram ao redor de uma capela que o fervor religioso erigia em homenagem a uma das muitas entidades celestiais cujo santo ou santa de sua invocação passava a padroeiro do lugar com a criação da vila. As santas eram as na escolha dos oragos que predominavam o nome de nossa senhora na variedade de sua nomenclatura hagiológica, e inúmeras freguesias consagraram Nossa Senhora da Conceição como padroeira que foram Areia, Campina Grande, Jacoca, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Araruna, Cabeceiras, Taperoá e Misericórdia e apenas cinco freguesias invocaram nomes de santos que foram Santo Antônio para Painço, São Sebastião para Piauí, São José para São José dos Piranhas, São Miguel para Baia da Tradição e São Paulo para Mamanguape, e as festas de padroeiras davam vida ao lugar pois as musicas, foguetórios, novenas e procissão de encerramento.
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