sábado, 14 de maio de 2022

Relevo Paraibano

  Relevo Paraibano 

O revelo da Paraíba apresenta 5 áreas distintos: A baixada litorânea, os tabuleiros, a depressão sub-litorânea. O Planalto da Borborema e a Depressão Sertaneja.


         
  • Baixada litorânea – Corresponde a área mais plana baixa do relevo paraibano. Nela encontramos as praias, as restingas e os mangues. Está presente ao longo da costa formando uma faixa com cerca de 80 a 90km de largura, com altitudes que variam entre 0 e 10 metros. 
  • Tabuleiros – Compreendem os baixos planaltos costeiros. Seus limites com a baixada litorânea são as falésias viva ou mortas. 
  • Planalto da Borborema – É o acidente de releve mais importante da Paraíba. As maiores altitudes estão na divisa com Pernambuco. O ponto mais alto do relevo paraibano está na Serra do Teixeira no município de Matureia, o Pico do Jabre com 1197metros de altitude.


  • Depressão Sertaneja – Localiza-se no oeste da Paraíba e constitui uma área de terras baixas onde predomina o solo pedregoso em extensões aplainadas. Em alguns locais essas superfícies são interrompidas por morros isolados.

        

No Agreste, temos algumas depressões que ficam entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema, onde se encontram muitas serras, como a Serra de Araruna, a Serra de Cuité e a Serra de Teixeira. Encontra-se no município de Araruna a Pedra da Boca.

No sertão, temos uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.

O Planalto da Borborema ou Chapada da Borborema é o mais marcante acidente do relevo do estado. Na Paraíba ele tem um papel fundamental no conjunto do relevo, rede hidrográfica e nos climas. As serras e chapadas atingem altitudes que variam de 300 a 800 metros de altitude.

A Serra do Jatobá é uma grande rocha de cor branca (que pode ser vista até do espaço), predominando sobre a caatinga e que forma em seu redor área permanentemente verde em função do solo arenoso e a presença de umidade, mesmo nos períodos de seca. O local tem tudo para o turismo, possibilitando voos de asa delta. A Serra do Jatobá, é apenas um pedaço (o maior), o qual se vê claramente que é uma única pedra, de uma grande região de pedras que pertencem ao município de Serra Branca. É considerada como maior batólito das Américas do Sul e Central.

A Serra de Teixeira é uma das mais conhecidas, com uma altitude média de 700 metros, onde se encontra o ponto culminante da Paraíba, a saliência do Pico do Jabre, que tem uma altitude de 1.197 metros acima do nível do mar, e fica localizado no município de Maturéia.





Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...