sexta-feira, 19 de julho de 2024

Águas oceânicas

 Importância dos oceanos e mares da Terra

As águas oceânicas, essa gigantesca massa líquida que se assenta sobre a crosta terrestre, representam, como vimos no capítulo anterior, cerca de 97% do total de águas existente em nosso planeta. Há uma grande quantidade de sais em sua composição, o que as torna impróprias para o consumo humano.
Por outro lado, as águas oceânicas abrigam abundante quantidade de vida, grande parte ainda desconhecida pela ciência. Desse modo, são uma importante fonte de alimentos, sendo nelas realizadas diversas atividades econômicas, como a pesca, a geração de energia e o transporte de pessoas e mercadorias.
Nos países com extensos litorais, a proximidade com o mar ou oceano também contribuiu para a ocupação do território. No caso do Brasil, o processo de ocupação se iniciou nas regiões próximas ao mar, tanto para facilitar a exploração dos recursos naturais quanto para defender o território. Ainda hoje há grande densidade demográfica nessas regiões.

Oceanos e mares: qual é a diferença?

Os oceanos são grandes massas de água que se estendem por cerca de dois terços da superfície terrestre. Eles têm características próprias de salinidade, temperatura, direção das correntes marítimas, do relevo que está sob eles, além de formas de vida distintas.
Os mares também têm características próprias, mas o principal elemento que os distingue é sua extensão geográfica e o volume de água que abrigam, em geral muito menores que dos oceanos. Além disso, localizam-se próximos aos continentes ou no interior dessas terras emersas.
Assim, os mares podem ser classificados como:
■ abertos: quando estão ligados aos oceanos por grandes extensões de água;
■ fechados: quando não têm comunicação direta, ou, ainda, quando têm uma ligação estreita com os grandes oceanos.

Vida marinha

Como é a vida nos oceanos e mares? Será que existem tantos animais e plantas como nas terras emersas? Pesquisas recentes estimam que existam no planeta cerca de 9 milhões de espécies de seres vivos. Desse total, quase um terço vive nas águas oceânicas, tanto nas partes próximas ao litoral quanto naquelas localizadas em regiões profundas, como nas planícies abissais.
Nas zonas litorâneas, porções de águas geralmente localizadas sobre as plataformas continentais, há uma concentração maior de formas de vida, sobretudo até os 200 metros de profundidade, faixa alcançada pela luz solar. Vivem
nelas centenas de espécies de corais, crustáceos, peixes e mamíferos. Já as partes mais profundas dos oceanos, onde não há luz solar, como nas zonas abissais, exigem que as espécies de plantas e animais estejam adaptadas à escuridão e às altas pressões atmosféricas.

Salinidade e temperatura das águas oceânicas

Entre as principais características que diferenciam as águas oceânicas da Terra estão as variações de temperatura e salinidade. As variações ocorrem, sobretudo, devido à posição geográfica dos oceanos e mares. As temperaturas, por exemplo, são mais elevadas nas regiões de clima mais quente, como nas águas que circulam entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
No caso da salinidade, ela pode ser maior, por exemplo, justamente nas regiões de clima quente, já que ocorre maior evaporação das águas oceâ nicas, o que aumenta a concentração de sais. Contudo, mesmo nas regiões de clima quente, as águas oceânicas que circulam próximo à foz de grandes rios podem ter uma concentração menor de sais, já que uma enorme quantidade de água doce é despejada nos oceanos e mares.

Movimentos das águas oceânicas

Como vimos, as águas dos oceanos têm diferentes características, como a salinidade e a temperatura. Além disso, elas estão em constante movimento pelo planeta. Você sabe quais são esses movimentos? Já ouviu falar das correntes marítimas? E das ondas e marés? 

Correntes marítimas

As correntes marítimas apresentam-se como grandes cursos de água que se movimentam nos próprios oceanos e mares. Elas têm características de temperatura e de salinidade distintas das águas no seu entorno e fluem em determinada direção. Esse fenômeno é um dos mais importantes da biosfera, já que promove uma intensa interação entre a hidrosfera e a atmosfera, interferindo diretamente no ciclo hidrológico e no clima de todo o planeta.
Nas regiões mais quentes do planeta, como naquelas próximas à Linha do Equador, as correntes marítimas são mais quentes; já aquelas que fluem mais próximas às zonas temperadas e polares são, em geral, mais frias.
O deslocamento dessas correntes de água pelo planeta é ocasionado pelos movimentos de rotação e translação da Terra, sendo ainda impulsionado pela radiação solar e por fenômenos atmosféricos como os ventos. Identifique no mapa a seguir a distribuição e o percurso das correntes quentes e frias pelo planeta.

Ondas e marés

As ondas são movimentos das águas oceânicas ocasionados pela ação dos ventos. De acordo com o relevo submarino, a estação do ano e o movimento das marés durante o dia, em determinada região, teremos ondas com formas e tamanhos diferentes.
Já o movimento das marés ocorre devido às forças gravitacionais exercidas pelo Sol e pela Lua sobre as águas do planeta. Em alternância, no decorrer do período de um dia, ocorrem as marés cheias ou altas, quando o mar atinge o nível máximo em determinado lugar; e as marés vazantes ou baixas, quando nesse mesmo lugar o mar atinge seu nível mínimo. Os níveis máximo e mínimo das águas do mar podem variar no decorrer do dia e dos meses. Os horários em que ocorrem as marés altas ou baixas também têm variações.

Poluição das águas oceânicas

Nas últimas décadas, as águas dos oceanos e mares vêm recebendo de forma intensa os impactos provocados pela ação humana no meio ambiente. As áreas urbanas localizadas nas regiões litorâneas, onde vivem centenas de milhões de pessoas, geram diariamente grande quantidade de lixo e de esgoto doméstico e industrial, que acaba chegando às águas oceânicas. Como vimos, a pesca irregular ou predatória tem comprometido a reprodução de peixes e outros
seres marinhos. O uso de insumos como pesticidas pela atividade agropecuária pode chegar até as águas marinhas por meio dos rios que fluem em áreas agrícolas ou de criações no interior dos continentes. Além disso, a poluição por produtos químicos e resíduos de metais, resultantes de processos industriais e da exploração de minérios, como os de mercúrio, chumbo ou cromo, também pode contaminar os cursos de água que deságuam no mar.
Outra forma de degradação da vida marinha ocorre com a poluição por petróleo e derivados. As formas mais visíveis desse tipo de poluição ocorrem, em geral, devido a grandes vazamentos, tanto durante a prospecção quanto no transporte do produto.
O plástico, que é um derivado do petróleo, é usado na sociedade de diferentes formas. Parte desse plástico, utilizado em produtos consumidos no dia a dia das pessoas e das empresas, frequentemente vai para o oceano.

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...