sexta-feira, 19 de julho de 2024

As paisagens e o espaço geográfico

 O que é paisagem

Para a Geografia, paisagem é tudo aquilo que a nossa visão alcança em determinado momento. Os sentidos humanos (olfato, paladar, visão, tato e audição) nos ajudam a perceber a paisagem e seus elementos. Todos os trechos da superfície terrestre, habitados ou não, modificados ou não pela ação humana, constituem paisagens.
Há paisagens que têm o predomínio de elementos produzidos pela própria natureza. São aqueles que não resultaram do trabalho humano, como uma montanha, uma floresta ou um rio, por exemplo. São conhecidas como paisagens naturais. As paisagens culturais são aquelas onde há elementos produzidos pela sociedade, como escolas, edifícios, ruas, estradas e mesmo uma área agrícola.

Tipos de paisagem

As paisagens podem ser classificadas como paisagens naturais e paisagens artificiais (ou culturais). Paisagens naturais são aquelas que apresentam somente elementos naturais, isto é, que ainda não foram alterados pela ação humana. O ser humano pode alterar as paisagens naturais com ações diretas, como quando desmata para construir algo, e com ações indiretas, por exemplo, por meio da emissão de gases poluentes que atingem áreas ainda não exploradas, modificando-as. Cada vez mais as paisagens naturais vêm sendo alteradas pelos seres humanos e, por isso, estão se tornando raras. As paisagens artificiais ou culturais são aquelas modificadas pelo ser humano.
As paisagens são compostas de diversos elementos, sendo eles:
• elementos naturais: rios, árvores, flores, formas do relevo, entre outros;
• elementos artificiais ou culturais: pontes, prédios, ruas, muros, parques urbanos, praças, entre outros.
Até agora você observou paisagens em que predominam elementos naturais e outras em que predominam elementos construídos pelos seres humanos, ou seja, artificiais.
Os elementos observados e percebidos, por exemplo, no caminho entre a sua moradia e a escola fazem parte da paisagem. Nela, você pode ver construções, pessoas, veículos, plantas e rochas, sentir cheiros e ouvir sons.
A ausência de alguns dos cinco sentidos não impede as pessoas de perceberem a paisagem e as transformações que nela ocorrem. Pessoas com deficiência visual, por exemplo, por meio de outros órgãos dos sentidos ou de instrumentos, como uma bengala, conseguem desviar de obstáculos, como degraus, placas, muros e postes. Elas também podem distinguir áreas de vegetação de espaços urbanos por meio do olfato, do tato e da audição, identificando a movimentação ao redor e ouvindo o som dos automóveis, dos pedestres, das aves, da água e dos demais elementos presentes na paisagem. As pessoas com deficiência conseguem perceber a paisagem e podem intervir na sua transformação.

A observação da paisagem

A paisagem é a porção do espaço que podemos ver e perceber em determinado momento. A Terra é formada por um conjunto de paisagens diferentes entre si. Essas diferenças são o resultado da grande diversidade de elementos que compõem o planeta e da maneira como eles foram alterados pela ação dos seres humanos e da própria natureza. Ou seja, as paisagens podem “registrar” as transformações ocorridas no ambiente.
Dessa forma, como você constatou na abertura desta unidade, a observação da paisagem pode sugerir alguns questionamentos:
• Por que existem montanhas e outras formas de relevo?
• Por que existem tantas torres metálicas com antenas em diversos locais da cidade e ao longo de rodovias?
• Como áreas de florestas são derrubadas rapidamente e ocupadas por pastagens e plantações?
• Por que há diversos tipos de construções nas cidades?
• Por que há favelas ao lado de prédios luxuosos?
As respostas a essas questões podem ser oferecidas pela Geografia, que estuda, entre outros temas, os processos responsáveis pela formação e pela transformação das paisagens.

Técnica e paisagem

O conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem ao ser humano, entre outras ações, modificar a natureza e alterar paisagens naturais e artificiais ou culturais chama-se técnica. A partir do trabalho humano, que as utiliza constantemente, as técnicas são inovadas e reinventadas, ao que se denomina tecnologia.
Esta é aplicada no desenvolvimento dos mais diversos produtos. Por meio da produção de utensílios e instrumentos para praticar a agricultura e armazenar os alimentos, da confecção de vestuários e da construção de abrigos para se proteger da chuva e das variações de temperatura, os seres humanos desenvolveram maneiras de satisfazerem suas necessidades de sobrevivência, sendo capazes de habitar diferentes áreas da superfície terrestre.
O avanço das técnicas e das tecnologias tornou possíveis, ao longo da história da humanidade, diversas transformações no modo de produzir (tanto na agropecuária, como na indústria –, na circulação de mercadorias e pessoas e nas paisagens. Exemplo disso é a utilização de diferentes fontes de energia pelas sociedades que habitaram e habitam o planeta, o que ocasionou modificações no espaço terrestre.
Com o avanço tecnológico, os seres humanos passaram a produzir de modo muito mais rápido e em quantidades maiores e, com isso, a utilização de áreas para plantio e a retirada de matéria-prima da natureza tornaram-se mais intensas. Podemos entender matéria-prima como um dos elementos essenciais na fabricação de um produto. Por exemplo: a matéria-prima do lápis é a madeira, e a do chocolate é o cacau.
Com a retirada excessiva da matéria-prima da natureza, a mudança nas técnicas utilizadas na agropecuária e a ampliação das áreas de plantio e pastagens, muitos problemas ambientais foram surgindo, como o empobrecimento e o esgotamento do solo, o desmatamento, a poluição do ar e das águas, entre outros.

A paisagem geográfica

Como foi visto, atualmente são poucas as áreas da superfície terrestre onde os elementos naturais ainda não foram explorados e modificados pelas pessoas.
Mesmo locais de mais difícil acesso, como desertos, cadeias montanhosas, florestas ou regiões polares, embora conservem suas características originais, já foram investigadas ou percorridas pelos seres humanos. Isso permite afirmar que existem poucas áreas intocadas na superfície da Terra.
Essas áreas modificadas pela ação humana formam a paisagem geográfica, também chamada de paisagem artificial ou cultural. O espaço geográfico é constituído pelas paisagens — o que vemos e percebemos no espaço em determinado momento —, pelas alterações resultantes da ação humana que nelas são feitas e pelo modo como as pessoas se relacionam.
Os seres humanos modificam e organizam o espaço geográfico de acordo com as suas necessidades.
Atualmente, a maior parte da humanidade vive em cidades. Nelas, quase todos os elementos são culturais. Até mesmo os parques e as praças públicas, onde há elementos naturais, são criações humanas. As casas, os edifícios, as ruas, os postes que sustentam os fios condutores de energia e as tubulações que transportam o esgoto e a água foram construídos pelos seres humanos.
Por causa dos inúmeros tipos de construções e das diversas atividades econômicas, a paisagem das cidades é bastante complexa. Nos espaços rurais também há muitos trechos de paisagem cultural. Os campos de cultivo e de pastagem, por exemplo, foram criados pelo ser humano. Eles fazem parte de uma natureza modificada.

O que é espaço geográfico?

Você viu que o ser humano modifica a superfície terrestre. É um processo que surgiu com grupos sociais que viveram no planeta muito tempo atrás e permanece nos dias atuais. Com o passar do tempo, as técnicas e as necessidades das novas sociedades foram se tornando mais complexas, o que aumentou a transformação da superfície terrestre. Por outro lado, ainda há sociedades que alteraram muito pouco os lugares onde vivem.
O espaço geográfico é o resultado das transformações na natureza promovidas pelo trabalho das sociedades ao longo do tempo. Por isso, ele mostra tempos do passado e do presente. No espaço geográfico estão a paisagem, que é observada e percebida, e todas as ações produzidas pelas sociedades, como as construções e atividades políticas e econômicas, por exemplo. O espaço geográfico é dinâmico.
Um exemplo de espaço geográfico são as áreas com cultivos agrícolas. Elas também são resultado do trabalho humano. No passado, havia vegetação nativa, que foi retirada para a introdução de uma plantação. Ou seja, uma área agrícola também é espaço geográfico, pois é resultado do trabalho humano, que substituiu a vegetação original por cultivos.

Sociedade, lugar e espaço geográfico

A sociedade atual usa meios que permitem manter relações com outros lugares próximos ou distantes. Esses lugares influenciam e também são influenciados.
Isso ocorre pelo desenvolvimento da tecnologia e dos meios de comunicação e transporte, que permite a troca de informações e deslocamentos de modo mais intenso. Atualmente, é possível manter relações com lugares distantes ou próximos que não conhecemos por meio da internet e da televisão, por exemplo, e, muitas vezes, de forma instantânea.
Mas para isso foi preciso lançar objetos ao redor do planeta Terra e passar cabos pelos oceanos. No espaço, os satélites artificiais, equipamentos tecnológicos construídos pelo ser humano, têm como função facilitar a comunicação e também captar imagens da superfície terrestre, que podem servir para o monitoramento do desmatamento, por exemplo.
Os cabos interoceânicos possibilitam a integração dos computadores pelo mundo. Sem eles não teríamos a internet articulando lugares tão distantes e permitindo uma maior integração social.

Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...