sexta-feira, 19 de julho de 2024

Pedagogia

Objetivos pedagógicos e educação

A pedagogia é uma ciência que estuda a sistematização, fundamentalmente voltada para a prática, de qualquer ação educativa relacionada a crianças e adolescentes. Seu principal objetivo é orientar o processo de ensino e aprendizagem. É o ramo do conhecimento que procura descobrir, promover e projetar todo o potencial humano e social de cada indivíduo. Recentemente, alguns autores acrescentaram à definição de pedagogia os conceitos de futuro e contrariedade. Assim, ela busca estabelecer uma meta para as teorias da educação, entendidas como horizontes ideais de projeção do indivíduo.

Todos os estudos realizados dentro do âmbito das ciências da educação, como a própria pedagogia, a psicologia, a socioantropologia e a didática, documentam com perfeição que é a infância a fase em que se estabelecem as bases que condicionarão, em grande parte, a personalidade adulta e a qualidade de vida pessoal nas faixas etárias posteriores. Nesse sentido, a pedagogia tem a tarefa primordial de promover a formação da pessoa dentro das instituições escolares e extraescolares.

A educação tem como objetivo o desenvolvimento integral e multidimensional da pessoa durante as suas etapas geracionais (infância, adolescência, juventude, vida adulta e velhice). Ela abrange também todos os âmbitos sociais nos quais o ser humano circula (família, escola, lazer e trabalho).

O processo educativo só pode ser completado com a condição de o indivíduo ter à sua disposição a via dupla da autoeducação e da heteroeducação.

A autoeducação implica o respeito pelas leis da natureza da pessoa, ou seja, as necessidades primárias, as verdadeiras motivações e os estilos de aprendizagem e de socialização do sujeito em cada etapa evolutiva.

A heteroeducação exige o respeito pelas leis culturais da comunidade em que a pessoa vive, ou seja, os conhecimentos, os modelos de vida cotidiana e os valores da comunidade social. A heteroeducação é possível graças à ação formadora dos genitores, dos docentes, dos meios de comunicação etc.

Hoje em dia, do ponto de vista das correntes mais inovadoras, o objetivo da educação é que o maior número de pessoas receba uma formação de qualidade, tanto na sua condição de indivíduo quanto na de ser social.

A pessoa

Ao longo do tempo, o conceito de pessoa passou a ser definido a partir dos valores sociais, da situação econômica, da cultura dominante, das tendências políticas e filosóficas, da religião e de outros parâmetros que fazem parte desse conjunto.

Hoje, a pedagogia está voltada principalmente para análise da pessoa de um ponto de vista holístico - entendimento integral dos fenômenos - e sistemático, que vai além da infância e da juventude, e aposta em um compromisso do indivíduo com o mundo atual e com o futuro. Por esse motivo, o principal pilar do sistema pedagógico atual é a pessoa considerada no seu todo.

Ainda que as duas guerras mundiais tenham prejudicado a pesquisa pedagógica, os estudos anteriores serviram de base à pedagogia de hoje.

Pedagogia e sujeito no séc. XXI


A sociedade atual é marcada pela globalização dos mercados, pelo colonialismo econômico, pelos meios de comunicação, pelos monopólios da informação, pela constante evolução eletrônica e pelas empresas multinacionais que encorajam um consumo que pretende homogeneizar os comportamentos coletivos. Isso acaba influenciando profundamente os sinais de singularidade do sujeito (individualidade, excepcionalidade e diversidade), tornando-os cada vez mais reduzidos.

A pedagogia deve trabalhar para que as novas gerações tenham consciência de que a sociedade de hoje, criada e imposta culturalmente, por razões de mercado, valoriza muito a indústria comercial (vestuário, alimentação, saúde etc.) e os meios de comunicação (televisão, rádio, publicidade, Internet) e é, na maior parte do tempo, contra a singularidade.

Esferas essenciais da vida pessoal

Falar de pessoas em pedagogia implica considerar todas as esferas essenciais da vida pessoal: a afetiva, a ético-social, a intelectual, a estética e a física.

• A esfera afetiva

A pedagogia deve contribuir para o desenvolvimento de uma afetividade aberta na qual o plano da satisfação e o plano da frustração possam interagir e integrar-se na experiência cotidiana do indivíduo. Dessa forma, as manifestações afetivas, positivas ou negativas, transformaram-se em energia capaz de enriquecer e modificar o próprio ambiente social e cultural, ampliando a dimensão afetiva até as fronteiras da relação com o outro e, sobretudo, reduzindo o perigo de o sujeito se fechar em si mesmo.

No plano metodológico, a educação por intermédio da brincadeira parece a mais apropriada para potencializar e expandir a vitalidade afetiva.

• A esfera ético-social

A aptidão ético-social manifesta-se na consciência que o indivíduo tem da complexidade, das contradições da vida moral e civil e das suas obrigações em relação aos outros e a si mesmo. Dentro desse âmbito a educação pretende que cada um alcance o nível de respeito e solidariedade necessário para a convivência em sociedade.

O comportamento ético-social implica todas as etapas geracionais, tanto as infantis quanto as adultas. Portanto, o objetivo da educação é a promoção de condições educativas que beneficiem não só o indivíduo, mas toda a sociedade.

• A esfera intelectual

A educação na esfera intelectual (esfera dotada de uma energia vital e uma constante tendência para a exploração e a descoberta cognitiva) tem por objetivo a preparação do indivíduo não só para resolver com facilidade os problemas que terá de enfrentar na sua vida cotidiana como para que seja capaz de perceber as várias soluções possíveis. Assim, enfrentar um conflito com inteligência – seja esse um conflito de tipo social, ambiental ou cultural – significa, em primeiro lugar, ser capaz de definir com precisão o problema cognitivo e, depois, formular uma hipótese sobre as possíveis soluções.

A educação deve fortalecer a inteligência e encorajá-la nos diversos planos do conhecimento, uma vez que existem vários tipos de inteligência. A inteligência artística, por exemplo, possui uma morfologia cognitiva de estrutura bastante diferente da inteligência tecnológica. O mesmo acontece no caso das outras formas de inteligência – cada uma se desenvolve à sua maneira e tem o seu próprio método de resolução de problemas.

• A esfera estética

A faculdade estética manifesta-se nos processos de compreensão e participação cultural em uma diversidade de universos estéticos: literário, musical, teatral, cinematográfico, plástico etc.

Em uma perspectiva de integração da histórica separação entre educação estética e educação para a produção de arte, educar a faculdade estética significa equipar o indivíduo com critérios próprios, ajudando-o a desenvolver um espírito crítico.

• A esfera física

A habilidade física identifica-se com a possibilidade de realizar atividades que impliquem movimento, como o esporte, que tenham repercussões positivas para a pessoa e que se manifestem na sua vida afetiva, intelectual e estética.

Acima de tudo, a vida física é determinante para que a esfera afetiva amadureça de forma equilibrada, libertando-a de eventuais camadas inibidoras e conflituosas causadas por complexos de inferioridade, situações frustrantes ou um acúmulo de agressividade contraído em alguns espaços asfixiantes e constringentes que permeiam parte da convivência cotidiana.

Os jogos de equipe prestam-se diretamente a descarregar a agressividade que cada pessoa possa conter. Dessa forma, a agressividade, como instinto combativo, pode ser controlada por meio da educação. Em particular, a atividade esportiva é a que tem mais probabilidades de conseguir um controle da agressividade infantil.

A atividade física contribui de forma positiva para potencializar as estruturas da inteligência, uma vez que desenvolve a capacidade de percepção espacial, a imaginação e a rapidez de reflexos.

Além disso, a atividade física, sobretudo os esportes de equipe, enriquece a esfera socioética, à medida que encorajam o esforço conjunto para a obtenção de um objetivo comum e estimulam as capacidades sociais e de relacionamento de cada indivíduo.

Dimensões

De acordo com a pedagogia, a educação esboça uma imagem da infância e da adolescência baseada em três dimensões que deveriam prolongar-se ao longo de todas as etapas da vida de um indivíduo.

São estas a dimensão social, a ecossistemática e a homérica.

• A dimensão social

O homem necessita se relacionar com o mundo que o rodeia e em especial com os outros. Essa relação começa na coexistência, fator determinante dos grupos humanos, muitíssimo importante para vida em sociedade e um dos pilares da educação. Algumas facetas do processo educativo são o reforço e a orientação da tendência a converter a mera coexistência em convivência. O centro educativo limita-se, desse modo, a oferecer uma situação de aprendizagem e um âmbito de convivência.

• A dimensão ecossistemática

A pedagogia transmite uma segunda imagem da infância e da adolescência de caráter holístico. As crianças e os jovens caracterizam-se pela intuição, pelo sentimento de aventura, mas também por uma curiosidade própria em relação a si mesmos e ao universo que os rodeia.

• A dimensão homérica

Outra parte da pedagogia reconhece nas crianças e nos jovens a vontade de adquirir conhecimento e a criatividade. Esta dimensão é a que convida os mais novos a converterem-se em pequenos Ulisses.

A personagem de Ulisses representa uma pessoa curiosa, trabalhadora e obstinadamente corajosa. Este é o objetivo educativo que a pedagogia pretende incutir na identidade existencial dos mais novos, para que estes se transformem em indivíduos exploradores, ansiosos por adquirirem conhecimentos, cultura e valores.

Barsa Planeta Internacional, 2012 

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...