sexta-feira, 19 de julho de 2024

Camadas da Terra

O acesso às camadas mais profundas do planeta ainda é inviável ao ser humano por causa das altas temperaturas e pressões e da falta de equipamentos que permitam explorar o centro da Terra.

Apesar dessas dificuldades e limitações, as informações têm aumentado nas últimas décadas. A análise das ondas sísmicas das lavas vulcânicas, por exemplo, permite aos pesquisadores identificar os tipos de materiais existentes e as condições de temperatura e pressão no interior da Terra. Com base nessas informações, os cientistas dividiram o planeta Terra em três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

Núcleo

As temperaturas podem chegar a 4 800 °C. É dividido em núcleo interno e núcleo externo.
O núcleo externo é uma camada pastosa que envolve o núcleo interno. Acredita-se que o núcleo interno seja sólido por causa da imensa pressão que as camadas superiores exercem sobre ele e pelo acúmulo de ferro e níquel.

Manto

Localizado entre o núcleo e a crosta terrestre, é constituído principalmente por magma. A pressão que ocorre sobre o magma dá origem ao movimento das placas tectônicas, aos terremotos e às erupções vulcânicas.

Crosta terrestre

Também chamada de litosfera ou superfície terrestre, é sólida e composta de grandes placas que se movimentam sobre o manto. Divide-se em crosta continental (continentes e ilhas) e crosta oceânica, parte que fica abaixo de oceanos e mares. Na crosta estão as rochas, os minerais, o solo, a vegetação e a água.

Nenhum comentário:

Produção de energia no Brasil

Movimentar máquinas, cargas e pessoas por longas distâncias demanda muita energia. No Brasil, usam-se combustíveis derivados de fontes não r...