sexta-feira, 19 de julho de 2024

O que são recursos naturais?

Tudo o que os seres humanos retiram ou utilizam da natureza para sobreviver ou desenvolver suas atividades é chamado de recurso natural. Assim, as rochas e os minérios; a água dos rios, dos lençóis subterrâneos e da chuva; a energia solar; a vegetação; os animais terrestres e aquáticos são exemplos de recursos naturais.
Os recursos naturais, que ao serem extraídos da natureza passam a ser matérias-primas, podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes que frequentamos. Observe ao redor e note que os elementos artificiais da paisagem foram construídos com base em matérias-primas extraídas da natureza.
Os principais meios de transporte utilizam combustíveis fósseis, que são recursos naturais. A eletricidade também é gerada a partir dos recursos da natureza. Como os recursos naturais são fundamentais para a existência da vida na Terra, seu uso deve ser responsável.

Classificações dos recursos naturais

Como vimos, os recursos naturais apresentam-se de diversas formas e têm um papel importante em nosso cotidiano. Leia o quadro desta página.
Os recursos naturais podem ser classificados, basicamente, de duas maneiras: quanto à origem e ao poder de renovação natural. Quando os recursos naturais têm origem em seres vivos ou em materiais orgânicos, são chamados de recursos bióticos. Os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) estão inseridos nessa classificação, pois se formaram da decomposição orgânica de materiais. Plantas e animais também fazem parte dos recursos bióticos.
Já os recursos abióticos se originam de materiais não vivos, como a luz solar, a água e o ar. Os minerais também pertencem a esse grupo. 
Quanto ao poder de renovação natural, os recursos dividem-se em renováveis e não renováveis e inesgotáveis.
Renováveis: são aqueles que, em curto período, podem ser repostos pela própria natureza ou pela ação humana. Exemplos: a água doce dos rios pode ser tratada e devolvida aos cursos quase no estado natural; alguns tipos de vegetação natural podem ser replantadas, ainda que não voltem propriamente à condição original; os solos, se tratados de forma cuidadosa, podem ser utilizados por longo período de tempo.
Não renováveis: são aqueles que, ao serem retirados da natureza pelos seres humanos, não são repostos nem retornam ao estado original. São recursos que, quanto mais forem utilizados, menos estarão disponíveis na natureza, ou seja, correm o risco de se esgotar completamente. Entre os exemplos temos: os minérios de ferro e de alumínio e os combustíveis de origem fóssil, como carvão e petróleo.
Inesgotáveis: são aqueles que, mesmo sendo utilizados de forma intensa pela sociedade, não se esgotam. Temos como exemplos: a energia solar, a força dos ventos e das marés.

Nenhum comentário:

Geografia da Paraíba

    Localização e Área Territorial  da Paraíba     A população paraibana chegou a 4.059.905 em 2021, segundo nova estimativa divulgada pelo ...