O extrativismo mineral é a atividade de retirada de minerais da natureza. Pode ser realizado individualmente (por meio do trabalho de garimpeiros, por exemplo) e/ou por empresas mineradoras que exploram grandes quantidades destinadas, principalmente, para as indústrias.
O extrativismo é muito importante para a economia das localidades onde é praticado. Em muitos casos, também tem grande importância para a economia dos países. Essa atividade econômica gera renda e emprego nos setores e nas diferentes etapas que a integram.
O fim da exploração mineral em determinada localidade pode acarretar inúmeros problemas, como desemprego e diminuição da arrecadação de impostos e das vendas no comércio.
Portanto, é muito importante que governos e empresas garantam a oferta de empregos diversificados onde a economia dependa da extração de minerais.
Além disso, o extrativismo mineral é uma das atividades que mais interferem no ambiente. Os impactos que ele causa no ar, na água, no solo e na vegetação, por exemplo, afetam a vida dos animais e das pessoas que vivem no local e nas proximidades.
Os problemas ambientais podem acontecer tanto na exploração de grande escala quanto na de pequena escala.
No garimpo de ouro em rios (fotografia 1), por exemplo, é comum a contaminação da água e dos garimpeiros por mercúrio, substância altamente tóxica que causa graves problemas à saúde. Os garimpeiros adicionam mercúrio à água, pois esse mineral auxilia na separação do ouro das rochas.
A extração, o processamento e o transporte dos minerais por grandes empresas (fotografia 2) causam impactos. Conheça alguns deles:
• erosão do solo, desmoronamentos e assoreamento de córregos e rios causados pela retirada da vegetação e do solo para atingir o minério;
• morte e fuga de muitas espécies animais, que perdem seu hábitat;
• poluição sonora, por causa do uso de explosivos nas rochas, por exemplo;
• poluição do ar, pela grande quantidade de poeira lançada durante a extração e o transporte dos materiais;
• poluição das águas utilizadas na extração e no processamento de minérios.
Também há questões relacionadas ao destino dos rejeitos.
Quando o controle e a manutenção dos reservatórios são inadequados, podem ocorrer graves impactos ambientais, destruição de moradias e vias de circulação, perdas de vidas, entre outras consequências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário