A
organização dos conteúdos da formação do professor em aspectos teóricos
e práticos de modo algum significa considera-los isoladamente. São
aspectos que devem ser articulados. As disciplinas teórico-científicas são
necessariamente referidas a prática escolar, de modo que os estudos
específicos realizados no âmbito da formação acadêmica sejam
relacionados com os de formação pedagógica que tratam das finalidades da
educação e dos condicionantes históricos, sociais e políticos da
escola. Do mesmo modo , os conteúdos das disciplinas específicas
precisam ligar-se às suas exigências metodológicas. As disciplinas de
formação teórico-prática não se reduzem ao mero domínio de técnicas e
regras, mas implicam também os aspectos teóricos, ao mesmo tempo que
fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A formação
profissional do professor implica, pois, uma contínua
interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos
problemas reais postos pela experiência prática orientada teoricamente.
Nesse
entendimento, a Didática se caracteriza como mediação entre as bases
teórico-científicas da educação escolar e a prática docente. Ela opera
como que uma ponte entre o “o que” e o “como” do processo pedagógico
escolar. Para isso recorre
às contribuições das ciências auxiliares da Educação e das próprias
metodologias específicas. É, pois, uma matéria de estudo que integra e
articula conhecimentos teóricos e práticos obtidos nas disciplinas de
formação acadêmica, formação pedagógica e formação técnico-prática,
provendo o que é comum, básico e indispensável para o ensino de todas as
demais disciplinas de conteúdo.
A formação profissional para o magistério requer, assim, uma sólida formação teórico-prática. Muitas pessoas acreditam que o desempenho satisfatório do professor na sala de aula depende de vocação natural ou somente da experiência prática, descartando-se a teoria. È verdade que muitos que muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão, assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho profissional. Entretanto, o domínio das bases teórico-científicas e técnicas, e sua articulação com as exigências concretas do ensino, permitem maior segurança profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho.
Referências bibliográficas:
Piletti, Claudino. Didática Geral, Ática, 1997
Libâneo, José Carlos. Didática, Cortês, 1994
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