Maria
Montessori, médica e pedagoga italiana, nasceu em Chiaravalle na Itália, em 1870, e morreu em Noordwijk aan Zee, Países Baixos(1952). Primeira mulher italiana a graduar-se em medicina pela universidade de Roma (1894), foi nomeada doutora assistente da clínica psiquiátrica dessa universidade, onde se interessou pelos problemas educacionais das crianças retardadas. Iniciando um trabalho com crianças anormais na clínica da
universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças
sem problemas, os procedimentos usados na educação dos não normais.
Maria Montessori
Pioneira da educação pré-escolar e da Escola Nova. Personagem obrigatória de qualquer antologia de grandes
pedagogos,
ela desenvolveu sua "pedagogia científica" baseada principalmente na transposição
de métodos desenvolvidos no trabalho com crianças "anormais" para o
trabalho com crianças "normais". Achava que a pré-escola deveria favorecer uma autoeducação que permita à criança progredir de acordo com seu próprio ritmo. desenvolveu um sistema de ensino que procura estimular o potencial criativo do aluno, afirmando, ao mesmo, seu direito de ser tratado como indivíduo. O ambiente da escola montessoriana favorece a educação dos sentidos e não se atém às aulas convencionais.
Influenciada por Rousseau e pelo desejo de adequar a educação às possibilidades das crianças, Montessori inaugurou em 1907, em Roma, a famosa Casa dei Bambini( Casa das Crianças), para crianças carentes; aplicando seus métodos em crianças de inteligência normal, o suceesso foi tão grande que a levou a abrir mais escolas Montessori. Foi com ela que surgiram novidades tão básicas como mesas e cadeiras menores para as salas de Educação Infantil e a utilização de brinquedos educativos.
Deixou várias obras: O método da pedagogia científica (1909); O método avançado Montessori (1917-1918);O segredo da Infância (1936); Educação para um mundo novo (1946); Educar o potencial humano (1948); A mente absorvente (1949).
Os
princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a
individualidade e a liberdade. enfatizando os aspectos biológicos, pois,
considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de
educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam
o espírito da criança, precisando portanto ser determinados. Assim, na
sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos a
sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de
jogos e outros materiais que desenvolveu.
A
pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma
oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e
os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel
de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os
jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O
material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho
educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas
mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um
impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As
tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a
criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com
seus semelhantes, num processo de socialização.
A
livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental
para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e
imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem disciplina e com um
relativo silêncio.
O
silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o
trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto.
Pés
e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais( não se restringem
apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular
os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o movimento.
Em
relação à leitura e escrita, na escola montessoriana, as crianças
conhecem as letras e são introduzidas na análise das palavras e letras;
estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever
palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática os materiais permitem o reconhecimento das formas básicas, permitem o estabelecimento de graduações e proporções, comparações, induzem a contar e calcular.
Centros de educação inspirados em Montessori possuem ambientes bem organizados, com inúmeras opções de atividades para as crianças. Hoje em dia, na maioria dos casos, escolas que se autodenominam montessorianas equilibram seu currículo com atividades lúdicas mais abertas que as preconizadas pela grande educadora italiana em seu trabalho pioneiro e ainda interessante para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário