SKINNER, BURRHUS FREDERIC, psicólogo norte-americano (Susquehanna, Pensilvânia, 1904 Cambridge, Massachussetts, 1990). Iniciou seus estudos de psicologia na universidade de Harvard, onde se dedicou à pesquisa do sistema nervoso de animais. Foi o pai, junto com Pavlov, dos estudos sobre o condicionamento animal. Graduou-se no Hamilton College, em Nova York, e após uma primeira opção por estudos de literatura, transferiu-se para Harvard, onde se doutorou em 1931 em psicologia.
Em 1932, B. F. Skinner, da Universidade de Harvard relatou uma de suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner.
Influenciado pelas ideias de Watson sobre o behaviorismo, pelos trabalhos de Pavlov sobre o comportamento condicionado e pelas pesquisas de Thorndike sobre o comportamento de animais como resultado de processos não cognitivos, desenvolveu uma nova corrente behaviorista, a análise científica do comportamento. Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.
Considerando que somente o comportamento pode ser estudado, a
despeito das influencias da consciência. Skinner propôs que este seria
explicado pelo reforçamento, um determinado reforço(estímulo), positivo ou
negativo, causa, elimina ou apenas reduz a ocorrência de um comportamento ou
resposta desejados.
Esses estudos levaram-no a criar os métodos de ensino programado
que podem ser aplicados sem a intervenção direta do professor, através de
livros, apostilas ou mesmo máquinas.
Em 1936, ingressou na Universidade de Minnesota, onde lecionou até 1945, transferindo-se então para a Universidade de Indiana. em 1948, tornou-se professor em Harvard, onde desenvolveu também intensa atividade de laboratório (1948-1957) e depois em Edgar Pierde (1958).
Obras principais: Comportamento dos organismos (1938), Walden II (1948). Ciência e comportamento humano (1953), Verbal Behavior (Comportamento verbal-1957), Cumulative Record (Registro cumulativo - 1959), O mito da liberdade (1971), About behaviorismo (1974).
A TEORIA DE SKINNER
A aprendizagem programada e máquinas de ensinar, são os meios mais apropriados para realizar aprendizagem escolar.
O que é comum ao homem, a pombos, e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.
Devido
à sua preocupação com controles científicos escritos, Skinner realizou a
maioria de suas experiências com animais principalmente o rato branco e
o pombo.
Associado ao
Comportamento Respondente está o Condicionamento Respondente, e Associado a
Comportamento Operante está o Condicionamento Operante.
Temos então o
primeiro tipo de aprendizagem, que é chamado de "Condicionamento
Respondente", e o segundo tipo de aprendizagem que Skinner chama de
"Condicionamento Operante".
Desenvolveu
o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado
para estudo animal que funciona da seguinte maneira: Um rato é colocado
dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um
fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições
estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento cai na
tigela de comida, recompensando assim o rato. Após o rato Ter dado essa
resposta, o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o
controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o
comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até
aparecerem novas respostas que normalmente não fazem parte do repertório
comportamental do rato. Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar
que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.
Em escolas, o comportamento de alunos pode ser modelado pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.
A aprendizagem programada e máquinas de ensinar são os meios mais apropriados para realizar aprendizagem escolar. O que é comum ao homem, a pombos, e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.
Segundo Skinner para uma cultura ser forte precisa transmitir-se; precisa dar às crianças seu acúmulo de conhecimento, aptidões e práticas sociais e éticas.
Máquina de ensinar
A mais conhecida aplicação educacional do trabalho de Skinner é sem dúvida Instrução programada, e máquinas de ensinar. Existem várias espécies de máquinas de ensinar. Embora seu custo e sua complexibilidade variem consideravelmente, a maioria das máquinas executa funções semelhantes.
Skinner acredita que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros métodos. Estudantes podem comprar sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais, e não apenas que reconheçam - que deem respostas e que também vejam quais são as respostas corretas. A máquina assegura que esses passos sejam dados em uma ordem cuidadosamente prescrita.
Embora, é claro, que a máquina propriamente dita não ensine, ela coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o programa. Em muitos aspectos, diz Skinner, é como um professor particular, no sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante. A máquina de Skinner permite que o professor dedique suas energias a formas mais sutis de instrução, como discussão. A máquina mantém o estudante ativo e alerta.
A instituição de
educação foi estabelecida para servir a esse propósito. Certamente estudantes
devem ser encorajados a explorar, a fazer perguntas a trabalhar e estudar
independentemente para serem criativos. Não se segue daí que essas coisas só
possam ser obtidas através de um método de descoberta.
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