Carl Rogers, psicopedagogo norte americano ( Nasceu em Oak Park, Illinois, 1902 - faleceu em La Jola, Califórnia, 1987). Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da
Psicologia Clínica, foi psicoterapeuta por mais de 30 anos. Seu método psicoterápico, qualificado de não diretivo, foi desenvolvido a partir dos trabalhos de Freud e Dewey, mas é profundamente original, desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. Esta abordagem psicoterapêutica é vista como a primeira abordagem a considerar a saúde da mente como principal questão da Psicologia.
Carl Rogers
No Brasil suas ideias tiveram difusão na década de 70, em confronto
direto com as ideias Comportamentalistas (behaviorismo), que teve em
Skinny um de seus principais representantes.
Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não
diretiva, em educação. Rogers concebe o ser humano como fundamentalmente
bom e curioso, que, porém, precisa de ajuda para poder evoluir. Eis a
razão da necessidade de técnicas de intervenção facilitadoras.
O rogerianismo na educação, aparece como um movimento complexo que
implica uma filosofia da educação, uma teoria da aprendizagem, uma
prática baseada em pesquisas, uma tecnologia educacional e uma ação
política.
Ação política, no sentido de que, para desenvolver-se uma educação
centrada na pessoa, é preciso que as estruturas da instituição - escola-
mudem.
Aprendizagem significativa em Psicoterapia
" Por
aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que
uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação,
quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que
escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem
penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que
penetra profundamente todas as parcelas da sua existência." Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, editora Martins Fontes.
| As condições de aprendizagem em Psicoterapia: -enfrentando um problema; -o terapeuta precisa possuir um considerável grau de congruência na relação; -consideração positiva incondicional; -compreensão empática; -necessidade que o terapeuta consiga comunicar ao cliente as condições anteriores.
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| Implicações no domínio da Educação -necessidade
da aprendizagem ser significativa, o que acontece mais facilmente
quando as situações são percebidas como problemáticas, portanto pode-se
dizer que só se aprende aquilo que é necessário, não se pode ensinar
diretamente a nenhuma pessoa; -autenticidade do professor, isto é, a
aprendizagem pode ser facilitada se ele for congruente. Isso implica que
o professor tenha uma consciência plena das atitudes que assume,
sentindo-se receptivo perante seus sentimentos reais, tornando-se uma
pessoa real na relação com seus alunos; -aceitação e compreensão: a
aprendizagem significativa é possível se o professor for capaz de
aceitar o aluno tal como ele é, compreendendo os sentimentos que este manifesta, pois a aprendizagem autêntica é baseada na aceitação incondicional do outro; -tendência dos alunos para se afirmarem, isto é , os estudantes que estão em
contato real com os problemas da vida, procuram aprender, desejam
crescer e descobrir, querem criar, o que, pressupõe uma confiança básica na pessoa, no seu próprio crescimento -a
função do professor consistiria no desenvolvimento de uma relação
pessoal com seus alunos e de o estabelecimento de um clima nas aulas que
possibilitasse a realização natural dessas tendências; portanto o
professor é um facilitador da aprendizagem significativa, fazendo parte
do grupo e não estando colocado acima dele; este também é um dos
pressupostos básicos da teoria de Rogers, ou seja, o aspecto interacional da situação de aprendizagem, visando às relações interpessoais e intergrupais; -o professor e o aluno são corresponsáveis pela aprendizagem, não havendo avaliação externa, a autoavaliação deve ser incentivada; implica em uma filosofia democrática; -organização pedagógica flexível; -é por meio de atos que se adquire aprendizagens mais significativas; -a aprendizagem mais socialmente útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprendizagem, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.
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Como metodologia, a não-diretividade é característica.
É um método não estruturante de processo de aprendizagem, pelo qual o
professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do
aluno. Na verdade, Rogers pressupõe que o professor dirija o estudante
às suas próprias experiências, para que, a partir delas, o aluno se
autodirija. Rogers propõe a sensibilização, a afetividade e a motivação
como fatores atuantes na construção do conhecimento.
Uma das ideias mais importantes na obra de Rogers é a de que a
pessoa é capaz de controlar seu próprio desenvolvimento e isso ninguém
pode fazer para ela.
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